Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DOCÊNCIA: ABORDANDO A INDENTIDADE E CULTURA INDÍGENA DENTRO DE UMA TURMA DE 4º ANO NO SISTEMA CICLADO

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, CULTURA INDÍGENA, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) CURRÍCULO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6331
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 1145
    "titulo" => "DOCÊNCIA: ABORDANDO A INDENTIDADE E CULTURA INDÍGENA DENTRO DE UMA TURMA DE 4º ANO NO SISTEMA CICLADO"
    "resumo" => "A pesquisa e prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental com ênfase na docência têm como estratégia o planejamento e execução de atividades como observação, sondagem de conhecimentos e de intervenção em salas de aula dos anos iniciais. Este artigo trata desta experiência por meio de uma sequencia de regências realizada em uma Escola Municipal localizada na zona sul da cidade do Recife - PE. Optamos por trabalhar a cultura indígena de forma simples e lúdica, pensando na importância deste eixo temático referente à cultura e identidade, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, enquanto na prática existe uma defasagem deste conteúdo em sala de aula na abordagem e perspectiva da cultura, tradição e identidade social do índio a fim de conscientizar e despertar autonomia critica nos alunos a respeito da temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CURRÍCULO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, CULTURA INDÍGENA, IDENTIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_14_35_43_idinscrito_1145_82f03c43d946ef209c65769c45125c6b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORRUAMA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LORRUAMA"
    "autor_email" => "lorruamacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6331
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 1145
    "titulo" => "DOCÊNCIA: ABORDANDO A INDENTIDADE E CULTURA INDÍGENA DENTRO DE UMA TURMA DE 4º ANO NO SISTEMA CICLADO"
    "resumo" => "A pesquisa e prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental com ênfase na docência têm como estratégia o planejamento e execução de atividades como observação, sondagem de conhecimentos e de intervenção em salas de aula dos anos iniciais. Este artigo trata desta experiência por meio de uma sequencia de regências realizada em uma Escola Municipal localizada na zona sul da cidade do Recife - PE. Optamos por trabalhar a cultura indígena de forma simples e lúdica, pensando na importância deste eixo temático referente à cultura e identidade, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, enquanto na prática existe uma defasagem deste conteúdo em sala de aula na abordagem e perspectiva da cultura, tradição e identidade social do índio a fim de conscientizar e despertar autonomia critica nos alunos a respeito da temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CURRÍCULO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, CULTURA INDÍGENA, IDENTIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_14_35_43_idinscrito_1145_82f03c43d946ef209c65769c45125c6b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORRUAMA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LORRUAMA"
    "autor_email" => "lorruamacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

A pesquisa e prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental com ênfase na docência têm como estratégia o planejamento e execução de atividades como observação, sondagem de conhecimentos e de intervenção em salas de aula dos anos iniciais. Este artigo trata desta experiência por meio de uma sequencia de regências realizada em uma Escola Municipal localizada na zona sul da cidade do Recife - PE. Optamos por trabalhar a cultura indígena de forma simples e lúdica, pensando na importância deste eixo temático referente à cultura e identidade, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, enquanto na prática existe uma defasagem deste conteúdo em sala de aula na abordagem e perspectiva da cultura, tradição e identidade social do índio a fim de conscientizar e despertar autonomia critica nos alunos a respeito da temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.