OLIVEIRA, Maria Rafaela De et al.. Educação escolar: gestor ou administrador?. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6339>. Acesso em: 25/11/2024 00:52
Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da Educação Escolar e dos desafios do gestor, que por muitas vezes é considerado um administrador. Tendo como objetivo mostrar as competências e eixos que o gestor precisa e deve cumprir para proporcionar o desempenho e desenvolvimento da comunidade escolar. Para tanto, optamos metodologicamente, por uma revisão bibliográfica com base principalmente, em LÜCK (2009), FONSECA (1994), e OLIVEIRA (2009). Destacamos o papel do gestor escolar que é considerado o principal orientador da vida escolar e de todo o seu trabalho educacional, necessitando promover vários ares para obter resultados significativos nos aspectos que a escola tem como dever incutir no aluno, para que ele aprenda a praticar a cidadania. Pretendemos colaborar dessa forma para o exercido da função, contribuindo para o entendimento acerca da gestão escolar, suas características e dificuldades.