O Sistema Único de Saúde – SUS trouxe para a agenda das políticas públicas um Projeto Educativo como instrumento capaz de articular os diferentes atores da esfera da saúde coletiva, tornando-se, assim, crucial a adoção de referenciais teórico-metodológicos e práticas de formação mais progressistas no processo ensino aprendizagem dos profissionais de saúde, diante das propostas atuais com predominância de uma educação tecnicista, que não possibilita a problematização do conhecimento. Nesse contexto surgem as Escolas Técnicas do SUS – ET-SUS e, especificamente, a Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco – ESPPE, com o objetivo de “promover a execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento dos profissionais e servidores públicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Pernambuco” (PERNAMBUCO, Lei nº 15.066 de 04/09/2013). Este trabalho tem por objetivo apresentar as diretrizes pedagógicas, a saber: os fundamentos teórico-metodológicos, as reflexões sobre concepções de práticas pedagógicas, os processos avaliativos e as formas de planejamento adotados pela Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco – ESPPE, instituição de formação na área da saúde pública do Estado de Pernambuco comprometida com a defesa da saúde pública como um direito humano e com a formação na perspectiva da educação profissional tendo como diretriz o trabalho como princípio das práticas educativas e como lógica de dessa formação.