SOARES, Reginaldo Pires et al.. Geografia – atividade para compreensão do mundo. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6393>. Acesso em: 24/11/2024 21:14
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona um outro víeis as licenciaturas, buscando valorizá-las como cursos de formação inicial. Neste aspecto, o subprojeto PIBID/Geografia da Universidade Federal de Santa Maria – RS vem refletindo sobre os processos de ensino da Ciência Geográfica e identificando a ausência da alfabetização cartográfica nas aulas de Geografia. Saber “ler” o espaço consiste na ambiência de nossa vivência expandindo nosso olhar sobre o entorno, auxiliando ver o mundo como ele realmente é e não como os modais midiáticos tentam transparecer. Nesse intuito desenvolvemos a prática apresentada no escopo deste trabalho, no qual atribui ao mapa papel relevante, passando viajar pelo mundo, desejosos em expandir o olhar de nossos discentes permitindo, a eles, observar o mundo através da “janela” e não desenvolver um olhar reducionista – “pela fechadura” – mas que possam compreender espaço geográfico de forma autônoma, contribuindo para formação de mentes com consciência crítica e não manipuláveis.