SÁ, Camila Mireli Calaça De. . Anais IV DESFAZENDO GÊNERO... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/64273>. Acesso em: 24/11/2024 23:47
O PRESENTE ARTIGO VISA ADENTRAR NO FILME “ELISA E MARCELA” A PARTIR DA METOLOGIA DA ETNOGRAFIA DE TELA, NO QUAL CAPTURA POR MEIO DE ANÁLISE CINEMATOGRÁFICA, AS NUANÇAS DA VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE LÉSBICA E A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE NO SÉCULO XX. COM ISSO, RETIRARAM-SE CENAS “CHAVES” E PROFUNDAS SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO, HETERONORMATIVIDADE COMPULSÓRIA E A VIVÊNCIA LÉSBICA DAQUELA ÉPOCA, MAS QUE AINDA HOJE PERMEIAM A EXISTÊNCIA DE MULHERES QUE AMAM OUTRAS MULHERES. PERCEBEMOS O QUANTO ESSA EXISTÊNCIA FOI - E CONTINUA SENDO - CONSTITUÍDA DE ASSÉDIOS, VIOLÊNCIAS, JULGAMENTOS MORAIS/RELIGIOSOS E COERÇÕES, MAS QUE, NO ENTANTO, SE FAZ RESISTÊNCIA PERANTE ESSAS OPRESSÕES E SUBVERSÕES, ROMPENDO COM A HETERONORMATIVIDADE E O PATRIARCADO NO BOJO DE SUAS EXPRESSÕES; INDICANDO UM CORPO FEMININO PARA ALÉM DAS NORMAS, UM CORPO POLÍTICO E SOCIAL NO MUNDO.