RESUMO
O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS LÚDICOS (JOGOS) PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENQUANTO ESTRATÉGIA ADOTADA PARA TORNAR MAIS SIGNIFICATIVAS E PRAZEROSAS AS AULAS DESSA DISCIPLINA. OS JOGOS PODEM SER PARA OS EDUCANDOS UM RECURSO FUNDAMENTAL PARA QUE PASSEM A ENTENDER E A UTILIZAR REGRAS QUE SER?O EMPREGADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MATEMÁTICA, NA APROPRIAÇÃO DOS DIFERENTES CONTEÚDOS, SUPERANDO A UTILIZAÇÃO DAS CANSATIVAS LISTAS DE EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO, CUJO OBJETIVO ? A SIMPLES MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E DADOS. COM NOSSO RELATO OBJETIVAMOS O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR, SENDO ESTA UMA FACILITADORA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES, UMA VEZ QUE, O ENSINO ATRAVÉS DA LUDICIDADE VEM POSSIBILITANDO MEIOS PARA QUE AS CRIANÇAS E OS JOVENS CONSIGAM ROMPER COM ESSA VISÃO NEGATIVA QUE ELES TÊM COM RELAÇÃO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. SENDO UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A OBSERVAÇÃO. O ESTUDO TEVE COMO APORTE TEÓRICO TEXTOS DE AUTORES, TAIS COMO: PIAGET ((1994, 2009, 2013)); SMOLE; DINIZ; C?NDIDO (2007) E OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA (1998). OS RESULTADOS APONTAM QUE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS (JOGOS) MATEMÁTICOS MOSTROU-SE BASTANTE SATISFATÓRIA, UMA VEZ QUE POSSIBILITOU QUE MUITOS ALUNOS REALIZASSEM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS COM MAIS SEGURANÇA E HABILIDADE. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO NÃO ? ALGO SOMENTE VI?VEL, MAS QUE TRAZ BONS RESULTADOS, PRINCIPALMENTE COMO UMA FORMA DE MELHORAR O RACIOC?NIO LÓGICO-MATEMÁTICO E O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS, JÁ QUE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS MESMOS, PODEMOS ENSINAR OS ALUNOS A RESPEITAREM AS CONDUTAS E AS NORMAS PRÉ-ESTABELECIDAS.
PALAVRAS-CHAVE: PIBID, JOGOS, BRINCADEIRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA.