OS CURSOS DE LICENCIATURA, DE FORMA GERAL, POSSIBILITAM AO DISCENTE UMA IMERSÃO NO CAMPO DE TRABALHO COM O PROP?SITO DE QUE ESTE, DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO, COMESSE A RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA DE FORMA REFLEXIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE. UMA DESSAS POSSIBILIDADES ? O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), FINANCIADO PELA CAPES/CNPQ, EM QUE PERMITE AOS LICENCIANDOS INSERÇÃO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO, NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO, PROPORCIONANDO CONTATO COM A PRÁTICA DOCENTE. PARTINDO DISSO, A PROPOSTA PRINCIPAL DESTE TRABALHO ? RELATAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, BASEADAS EM EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA E DE COMO FOI POSSÍVEL O CRESCIMENTO PROFISSIONAL TANTO POR MEIO DE LEITURAS E DISCUSSÕES DE TEXTOS TEÓRICOS E REFLEX??ES SOBRE A DIDATIZAÇÃO EM SALA DE AULA, EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO. ASSIM, NOS APROPRIAMOS DE CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS, COMO: CONCEITOS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD) QUE COMPREENDE O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO POR MEIO DA LINGUAGEM (BRONCKART, 1999) E SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR, (MACHADO, 2009); (MACENHAN; TOZETTO; BRANDT, 2016) DISCUTEM SOBRE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. LOGO, OS OBJETIVOS DO PROGRAMA FORAM ALCANÇADOS, VISTO QUE TEM RESULTADO POSITIVO NA CARREIRA ACADÊMICA DO DISCENTE. ADEMAIS, ? UMA ?TIMA OPORTUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE, POIS CORRELACIONA A TEORIA COM A PRÁTICA, COMO TAMBÉM PELO FATO DESSE PROCESSO INICIAR COM ANTECEDÊNCIA (SE COMPARARMOS COM O ESTÁGIO) AS POSSIBILIDADES DE TORNAR-SE UM ÓTIMO PROFISSIONAL AUMENTAM EXACERBADAMENTE.