RESUMO
ESTA REFLEXÃO ? RESULTANTE DAS OBSERVAÇÕES E REGÊNCIAS REALIZADAS NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA
DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (UEPB), O QUAL RECEBE O APOIO DA CAPES. ESTE TRABALHO
TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA
DE SOCIOLOGIA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, FEZ-SE USO DA PESQUISA DE CAMPO, POR MEIO DE
OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE UMA
ESCOLA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE AREIA-PB. COMO ARCABOU?O TEÓRICO, BUSCOU-SE
EMBASAMENTO NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE FREIRE (1996) E NO CONCEITO DE ESCOLA UNIT?RIA A
PARTIR DA PERSPECTIVA DE GRAMSCI (2011). A PARTIR DAS PRINCIPAIS MATRIZES TEÓRICAS ABORDADAS
NESSE TRABALHO, FOI POSSÍVEL ANALISAR A RELAÇÃO INDISSOCI?VEL ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, COMO
TAMBÉM, REFLETIR MANEIRAS PARA VALORIZAÇÃO DESSA DISCIPLINA. ? PRECISO RECONHECER A URG?NCIA
DE PROFISSIONAIS GRADUADOS EM LICENCIATURA DE SOCIOLOGIA, QUE DEMARQUEM SUA ATUAÇÃO NO
ESPAÇO ESCOLAR. ASSIM, RESSALTA-SE QUE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ?CAPACITA? ESSES GRADUANDOS
PARA ATUAREM NAS DEMANDAS QUE SURGEM NA ESCOLA, UMA VEZ QUE ESTE PROGRAMA APROXIMA AS
LICENCIATURAS DE SOCIOLOGIA COM AS/OS ALUNAS/OS, PROFESSORE/AS E A ESCOLA COMO UMA DAS
ESTRAT?GICAS PARA VALORIZAÇÃO DESTE COMPONENTE CURRICULAR.
PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO DOCENTE; ENSINO DA SOCIOLOGIA; ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS.