Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

BINGO MATEMÁTICO: PIBIDIANOS DINAMIZANDO A APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

Palavra-chaves: PIBID, BINGO MATEMÁTICO, DIFICULDADES, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64428
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 512
    "titulo" => "BINGO MATEMÁTICO: PIBIDIANOS DINAMIZANDO A APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID/UEPB, DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS/PB. NO DECORRER DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM APLICADAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DE UM BINGO MATEMÁTICO, NO INTUITO DE SUPRIR AS DIFICULDADES OBSERVADAS EM ALUNOS DO 6º ANO E DO 8º ANO. APÓS UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, FOI DADA ÊNFASE AS DIFICULDADES IDENTIFICADAS NAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA QUE ESSAS DIFICULDADES IMPEDIAM OS ALUNOS DE COMPREENDER OS ASSUNTOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA. DESSA MANEIRA, APLICAMOS NAS TURMAS UM ?BINGO MATEMÁTICO? DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS. O JOGO SE DESENVOLVEU DA SEGUINTE FORMA: DE INÍCIO, RETIR?VAMOS DO GLOBO A BOLA COM A OPERAÇÃO MATEMÁTICA E ANOT?VAMOS NA LOUSA; EM SEGUIDA, OS ALUNOS RESOLVIAM A OPERAÇÃO OBTENDO O RESULTADO QUE DEVERIAM VERIFICAR SE CONSTAVA EM SUA CARTELA. NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, PUDEMOS VER O AVANÇO E A MOTIVAÇÃO QUE OS ALUNOS TIVERAM DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORA CONSIDER?VEL SOBRE O DOM?NIO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS E UMA MELHOR APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID, BINGO MATEMÁTICO, DIFICULDADES, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID512_11102019222454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIO CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIO DE LIMA"
    "autor_email" => "cassio102015@outlook.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64428
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 512
    "titulo" => "BINGO MATEMÁTICO: PIBIDIANOS DINAMIZANDO A APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID/UEPB, DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS/PB. NO DECORRER DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM APLICADAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DE UM BINGO MATEMÁTICO, NO INTUITO DE SUPRIR AS DIFICULDADES OBSERVADAS EM ALUNOS DO 6º ANO E DO 8º ANO. APÓS UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, FOI DADA ÊNFASE AS DIFICULDADES IDENTIFICADAS NAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA QUE ESSAS DIFICULDADES IMPEDIAM OS ALUNOS DE COMPREENDER OS ASSUNTOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA. DESSA MANEIRA, APLICAMOS NAS TURMAS UM ?BINGO MATEMÁTICO? DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS. O JOGO SE DESENVOLVEU DA SEGUINTE FORMA: DE INÍCIO, RETIR?VAMOS DO GLOBO A BOLA COM A OPERAÇÃO MATEMÁTICA E ANOT?VAMOS NA LOUSA; EM SEGUIDA, OS ALUNOS RESOLVIAM A OPERAÇÃO OBTENDO O RESULTADO QUE DEVERIAM VERIFICAR SE CONSTAVA EM SUA CARTELA. NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, PUDEMOS VER O AVANÇO E A MOTIVAÇÃO QUE OS ALUNOS TIVERAM DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORA CONSIDER?VEL SOBRE O DOM?NIO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS E UMA MELHOR APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID, BINGO MATEMÁTICO, DIFICULDADES, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID512_11102019222454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIO CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIO DE LIMA"
    "autor_email" => "cassio102015@outlook.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID/UEPB, DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS/PB. NO DECORRER DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM APLICADAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DE UM BINGO MATEMÁTICO, NO INTUITO DE SUPRIR AS DIFICULDADES OBSERVADAS EM ALUNOS DO 6º ANO E DO 8º ANO. APÓS UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, FOI DADA ÊNFASE AS DIFICULDADES IDENTIFICADAS NAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA QUE ESSAS DIFICULDADES IMPEDIAM OS ALUNOS DE COMPREENDER OS ASSUNTOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA. DESSA MANEIRA, APLICAMOS NAS TURMAS UM ?BINGO MATEMÁTICO? DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS. O JOGO SE DESENVOLVEU DA SEGUINTE FORMA: DE INÍCIO, RETIR?VAMOS DO GLOBO A BOLA COM A OPERAÇÃO MATEMÁTICA E ANOT?VAMOS NA LOUSA; EM SEGUIDA, OS ALUNOS RESOLVIAM A OPERAÇÃO OBTENDO O RESULTADO QUE DEVERIAM VERIFICAR SE CONSTAVA EM SUA CARTELA. NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, PUDEMOS VER O AVANÇO E A MOTIVAÇÃO QUE OS ALUNOS TIVERAM DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORA CONSIDER?VEL SOBRE O DOM?NIO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS E UMA MELHOR APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.