DE ACORDO COM O FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL (2017) O BRASIL CAIU PARA 90? POSIÇÃO QUANDO SE REFERE ? IGUALDADE DE GÊNERO, A PESQUISA INCLUI 144 PAÍSES, ESTE ? UM DOS DADOS QUE UTILIZAMOS PARA DEBATER EM SALA DE AULA A DESIGUALDADE DE GÊNERO NO NOSSO PAÍS E NO MUNDO. NOSSO OBJETIVO ? ELUCIDAR A TRAJETÓRIA DE LUTA DA MULHER AO LONGO DO SÉCULO XX POR DIREITOS NAS AULAS DE HISTÓRIA PARA PROBLEMATIZAR A DESIGUALDADE DE GÊNERO E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DESTACANDO AS RUPTURAS E PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL. ESCOLHEMOS PARA TANTO UMA TURMA DE 9º ANO, CONSIDERANDO O CONTEÚDO REFERENTE TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS, SOCIAIS, ECONÔMICAS, CULTURAIS E EDUCACIONAIS, TANTO NO CEN?RIO NACIONAL QUANTO INTERNACIONAL OCORRIDAS NO SÉCULO XX PARA ENFATIZAR O PAPEL DA MULHER NESTE CONTEXTO. UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO SOIHET (1997) E TILLY (1994) NO QUE REFERE A HISTÓRIA DAS MULHERES E AS QUESTÕES DE GÊNERO, SILVA & FONSECA (2010) SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E OLIVEIRA (2013) PARA METODOLOGIA APLICADA EM SALA DE AULA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO.