UM TEMA MUITO RECORRENTE EM DISCUSSÕES DE ESTUDIOSOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO ? O ENSINO DE LITERATURA NAS SALAS DE AULA DO ENSINO BÁSICO. SABE-SE QUE, POR MUITO TEMPO, ESSA VERTENTE LITERÁRIA TEVE A SUA IMPORTÂNCIA RELEGADA NAS ESCOLAS, E ISSO SE DEU POR ALGUNS MOTIVOS, O PRINCIPAL DELES ESTÁ LIGADO AO PENSAMENTO POSITIVISTA, QUE SUPERVALORIZOU AS CIÊNCIAS EXATAS TRAZENDO UMA PERCEPÇÃO MENOS RELEVANTE ÀS ÁREAS CONSIDERADAS HUMANAS. ISSO OCASIONOU NO RESULTADO QUE LEVOU PARA AS SALAS DE AULA UMA LITERATURA HISTORICISTA, PAUTADA EXCLUSIVAMENTE NO ENSINO DAS ESCOLAS LITERÁRIAS. E, CONSIDERANDO AS DISCUSSÕES JÁ REALIZADAS ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, ESTA PESQUISA SE VOLTA ? QUESTÃO DO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE UM NOVO VIÉS, NUMA PERSPECTIVA PIBIDIANA. ESTA PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA NOS CONCEITOS DE ZILBERMAN (2008), BEM COMO NOS DE BUSE (2011) E LIB?NEO (2013). O OBJETIVO COM O PRESENTE TRABALHO ? O DE REPENSAR O ENSINO DE LITERATURA PARTINDO DE UM CONTATO OBTIDO ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID ? 2019/2020), COM UMA PROPOSTA DE PROJETO DESENVOLVIDA PELO SUBGRUPO RIA (REPRESENTATIVIDADE, IDENTIDADE E ARTE), CUJA PRINCIPAL FINALIDADE FOI A DE (DES)CONSTRUIR ESTEREÓTIPOS QUE COMUMENTE CIRCULAM ACERCA DA LITERATURA, (RE)CONSTRUINDO, ASSIM, PERSPECTIVAS A PARTIR DE DIVERSOS PONTOS DE VISTAS ABORDADOS EM SALA COM AS DISCUSSÕES DAS TEMÁTICAS PROPOSTAS. PROPOMOS, POR FIM, UMA REFLEXÃO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS POR PROGRAMAS COMO O PIBID.