ESTE PRESENTE TEXTO BUSCA EXPOR UM POUCO SOBE A HISTÓRIA E METODOLOGIAS UTILIZADAS EM UMA ESCOLA CIDADE INTEGRAL E/OU ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA DA CIDADE DE PATOS-PB NO ESTADO DA PARAÍBA, COMO TAMBÉM AS PRÁTICAS DOCENTES DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. PARA SUA ELABORAÇÃO TEVE COMO PONTO DE PARTIDA UM QUESTIONÁRIO, QUE FOI DIRECIONADO PARA OS RESIDENTES PRESENTES EM UMA ESCOLA DO MODELO ECIT DEVIDO A ADESÃO DE CURSOS TÉCNICOS, COM QUESTÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS, RELACIONADAS ÀS VIVENCIAS DOS RESIDENTES PRESENTES NA ESCOLA CAMPO E QUESTÕES VOLTADAS PARA O MODELO ECI/ECIT. MUITOS DOS RESIDENTES JUSTIFICARAM UMA DAS QUESTÕES VOLTADAS PARA O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FALANDO QUE ESTE PROGRAMA FOI PARA ELES A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DOCENTE DE SUAS VIDAS, E RESSALTARAM A IMPORTÂNCIA DESSA VIVÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA