O PRESENTE ARTIGO TEM A INTENÇÃO DE APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA, APLICADO POR RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. O NIVELAMENTO ? UMA POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO DISCENTE EXIGIDA PELO MINIST?RIO DE EDUCAÇÃO (MEC), APLICADAS NA ESCOLAS E DIVIDIDOS EM CINCO (5) PARTES, SENDO ELAS: APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, APLICAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO, ESTUDO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA DAR-SE INÍCIO AS AULAS, AULAS MINISTRADAS PELOS RESIDENTES UTILIZANDO AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE PROCESSAMENTO PARA SER FEITA A ANÁLISE DOS DADOS E COMPARAR OS RESULTADOS OBTIDOS COM A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. O TRABALHO BUSCA EXPOR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DOS RESIDENTES OS PROBLEMAS DE DESFASAMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SALA DE AULA PARA NIVELAR TODOS OS ALUNOS COM AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS PROPOSTAS PARA A 2? SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, E ASSIM EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA PARA SANAR ESSES D?FICITS, AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA A 2? SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SÃO DESENVOLVIDAS PELA COMISSÃO EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL (CEEI) E PELO CENTRO ADMINISTRATIVO INTEGRADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SEECT). ADOTAMOS COMO AMOSTRA PARA A PRESENTE PESQUISA AS TURMAS DA 2? SÉRIE (A E B) DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL DA CIDADE DE PATOS, E COM OS RESULTADOS FOI PERCEPTÍVEL O CONTENTAMENTO DOS RESIDENTES DIANTE DA MELHORA SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS NAS HABILIDADES MATEMÁTICAS.