O USO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ? CONSIDERADA UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA COM RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE BUSCA A ARTICULAÇÃO DOS CONTEÚDOS DISCUTIDOS NA SALA DE AULA COM TEMAS CENTRAIS VINCULADOS AO COTIDIANO DO ALUNO. DIANTE DISSO, ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS PARA O PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS VINCULADOS ÀS REAÇÕES ORGÂNICAS, ATINGINDO COMO PÚBLICO ALVO DA PESQUISA ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. A PARTIR DA CONEXÃO DAS INFORMAÇÕES DE AUTORES IMPORTANTES PARA O ENSINO DE QUÍMICA E A REAL ANÁLISE DOS MAPAS MENTAIS CONSTRUÍDOS PELOS DISCENTES, ? NOTÁVEL UMA CONSIDER?VEL ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE MANEIRA COMPLETA E OBJETIVA, PORTANTO, IMPLICANDO NA POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO EM TEMAS DIVERSOS, VINCULADOS COM O CAMPO CIENTÍFICO.