SENDO LEVADO EM CONSIDERAÇÃO QUE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO COMO O DE ENSINO INTEGRAL ? FUNDAMENTAL QUE AS ESCOLAS FORNE?AM UMA ESTRUTURA ADEQUADA, ALÉM DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O BOM DESEMPENHO DOS ALUNOS E MELHOR DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, VIU-SE A NECESSIDADE DE EVIDENCIAR COMO ESTÁ SENDO, DE FATO, A INCORPORAÇÃO DO PROJETO NAS ESCOLAS DA PARAÍBA, ENFATIZANDO AS DIFICULDADES NO ENSINO DE FILOSOFIA. DIANTE DISSO, NO PRESENTE TRABALHO SERÁ ABORDADO OS OBSTÁCULOS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL FRANCISCA MARTINIANO DA ROCHA, A PARTIR DAS AULAS DE FILOSOFIA E DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA. FORAM EFETUADAS OBSERVAÇÕES, PESQUISAS COM O CORPO DISCENTE, HAVENDO TAMBÉM, A REGÊNCIA DE ALGUMAS AULAS ENQUANTO RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA- CAPES. POR FIM, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O ENSINO DE FILOSOFIA TAMBÉM ? AFETADO COM A FALTA DE ESTRUTURA DA ESCOLA E QUE NA MAIORIA DAS VEZES NÃO ? DADA ? DISCIPLINA A SUA DEVIDA IMPORTÂNCIA, ONDE O PENSAR CRÍTICA ? CONSIDERADO COMO DISPENS?VEL.