TENDO O OBJETIVO DE, ATRAVÉS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE ESCRITAS DE ALGUNS ALUNOS DO CENTRO EDUCACIONAL ANDR? CELESTINO DE GOUVEIA, EM MEIO A BRINCADEIRAS, DINÂMICAS E ATIVIDADES. APLICANDO ESSA METODOLOGIA, AINDA FORAM EXPLORADAS A COORDENAÇÃO MOTORA, CONCENTRAÇÃO E ESCRITA. COMO PERCURSO METODOLÓGICO DESENVOLVEMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA PAUTANDO NOS ESTUDOS DE AUTORES DA ÁREA COMO: FREIRE (2005), VYGOTSKY (1984), DENTRE OUTROS ESTUDIOSOS. CONCLUI-SE QUE A LUDICIDADE SEMPRE SERÁ A FORMA MAIS CATIVANTE E ACOLHEDORA PARA UMA CRIANÇA SENDO UMA RICA OPORTUNIDADE PARA OS PROFESSORES CONHECEREM SEUS ALUNOS DE FORMA COM QUE ENXERGUEM SEUS NÍVEIS DE ESCRITA, ANALISANDO DAS SIMPLES GARATUJAS, DOS DESENHOS AOS QUAIS OS ALUNOS REPRESENTAM E ATÉ MESMO ATRAVÉS DO DIÁLOGO, ASSIM FORMA-SE UM PROCESSO DE INTERAÇÃO E DE MEDIAÇÃO NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR-ALUNO.