ESSE TRABALHO CONTEMPLA A PRÁTICA DA REESCRITA, POR MEIO DE UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA DE TRÊS RESIDENTES DE UMA MESMA ESCOLA, VISANDO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES
DESSA PRÁTICA PARA O PROCESSO DA ESCRITA, NA QUAL DESEMPENHAMOS UM TRABALHO COM O
GÊNERO CONTO MARAVILHOSO. A IDEIA SURGIU AO ATUARMOS COMO PARTICIPANTES DO PROJETO
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (COTA 2018 ? 2019), AO VIVENCIARMOS, UMA ETAPA REFERENTE ?
REGÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. PARA ISSO, TRATAMOS ESPECIFICAMENTE DA ETAPA DA
REESCRITURA TEXTUAL, A QUAL COMP?E O PROCESSO DA ESCRITA, COM O OBJETIVO DE RELATAR OS
DESAFIOS ENCONTRADOS E A NÃO ACEITAÇÃO DE ALGUNS DISCENTES POR ESSA PRÁTICA. OS
RESULTADOS OBTIDOS NESSE ARTIGO MOSTRAM AS DIFICULDADES QUE MUITOS ALUNOS TÊM EM
COMPREENDER A FUNÇÃO DA REESCRITA DE UM TEXTO E MESMO SENDO EM DUAS TURMAS DE 6?
ANOS DO ENSINO REGULAR E UMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), NOS DEPARAMOS
COM DIFICULDADES SEMELHANTES. SENDO ASSIM, O PROFESSOR PRECISA CRIAR ESTRATÉGIAS QUE
POSSIBILITEM O ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO AOS DISCENTES O CONHECIMENTO DA
FUNÇÃO E OBJETIVOS DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS ABORDADOS EM SALA DE AULA. AS
CONTRIBUIÇÕES DA BNCC (2017), DE PEREIRA (2010), DENTRE OUTROS, FORAM FUNDAMENTAIS
PARA ALCANÇARMOS ESSES RESULTADOS. PERCEBEMOS QUE SÃO MUITOS DESAFIOS, NO QUE DIZ
RESPEITO ? PRÁTICA DA REESCRITA, MAS NÃO ? UM TRABALHO IMPOSSÍVEL DE SER REALIZADO,
RECONHECEMOS COMO PROFESSORAS EM FORMAÇÃO, QUE ? POSSÍVEL FAZER UM TRABALHO COM
REESCRITA DE TEXTOS COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, SEJA EM TURMAS DO ENSINO REGULAR OU DA EJA.