O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ? UEPB, BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, E ATUANTES NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO ? ERNESTÃO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS - PB. TRATA-SE DE UMA ATIVIDADE INTITULADA ?UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA?, FOI DESENVOLVIDA E APLICADA COM OS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO CONSISTIU NA UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA, COM O INTUITO DE PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS COMO: CENTRO DA CIRCUNFERÊNCIA, RAIO, EQUAÇÃO REDUZIDA, DISTÊNCIA ENTRE CENTRO E PONTO, E, CENTRO E RETA, PARA PROMOVER UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA COM O APLICATIVO. DEFENDEMOS ISTO, PORQUE COMESTE APLICATIVO, ? POSSÍVEL FUNDAMENTAR, DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA, A FORMAÇÃO E A OBTENÇÃO DE NOVAS IDEIAS E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. DURANTE A ATIVIDADE, OS ESTUDANTES APRESENTARAM ALGUMAS DIFICULDADES EM IDENTIFICAR OS COMANDOS NO APLICATIVO, FUNDAMENTAIS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE. ENTRETANTO, ESSAS DEFICIÊNCIAS FORAM SENDO SANADAS NO DECORRER DA AULA, PELOS BOLSISTAS RESIDENTES E O PROFESSOR PRECEPTOR. BUSCAMOS PREPARAR AS ATIVIDADES, ALMEJANDO SEMPRE ATRAIR A ATENÇÃO E DESPERTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES PELA ATIVIDADE E UM AFETO PELA MATEMÁTICA. ACERCA DISSO, PERCEBEMOS O QUANTO O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA PODE SER MAIS EXPRESSIVO, QUANDO UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA. NESSE SENTIDO, A UTILIZAÇÃO DO RECURSO TECNOLÓGICO SE MOSTRA UMA FERRAMENTA INTERESSANTE NO ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA.