CAMPOS, Elane Porto. O processo de formação de professores da educação infantil. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6485>. Acesso em: 25/11/2024 00:24
O presente trabalho discute sobre a formação de professores da Educação Infantil, apontando aspectos relacionados à sua formação. Expõe a trajetória e as transformações ocorridas na educação infantil ao longo de sua história, atrelada ao processo de feminização do magistério. Apresenta, em linhas gerais, o perfil ideal do docente para atuar nessa etapa de ensino e considerações acerca do suporte (no campo da formação docente) que estes profissionais estão tendo por parte do governo, fazendo referências, ainda, a políticas públicas implementadas no Brasil para atender a Educação Infantil. Encontra-se em andamento, pois haverá uma pesquisa de campo com professores. Verificou-se que, apesar dos avanços concernentes a formação de professores e as políticas públicas voltadas para a educação infantil, ainda existe profissionais desqualificados atuando nessa área de ensino. São muitos os desafios a serem vencidos, principalmente com relação à formação adequada que busque formar professores capacitados e preocupados com suas práticas.