ALUNOS ANALFABETOS EM TURMAS DE 4º ANO DO E.F.: IDENTIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM FOCO
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DE ACORDO COM A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS APLICADAS A TRÊS (PROFESSORAS) E UMA (1) COORDENADORA PEDAGÓGICA À LUZ DE BARDIN (2011), FOI CONSTATADO QUE: EXISTEM ALUNOS ANALFABETOS EM TURMAS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; A AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO – ANA NÃO CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS EFICAZES NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS ANALFABETOS; BEM COMO AS INTERVENÇÕES APRESENTADAS PELA ESCOLA MOSTRAM-SE INEFICAZES PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES EM SITUAÇÃO DE ANALFABETISMO ESCOLAR. EM SÍNTESE, A PESQUISA PROCUROU DISCUTIR E MOSTRAR POR MEIO DE UM TRABALHO REALIZADO EM CAMPO, A QUESTÃO DO ANALFABETISMO DENTRO DA ESCOLA, A FIM DE CONTRIBUIR PARA QUE ISSO NÃO MAIS SEJA PERMITIDO, QUE OS ALUNOS NÃO CONTINUEM A AVANÇAR AS SÉRIES SEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS E NECESSÁRIOS PARA SUA PROSPECÇÃO ACADÊMICA." 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. 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