MACHADO, Miriã Roncatto et al.. . Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6607>. Acesso em: 24/11/2024 21:47
ResumoO nível Educação Infantil compreende as turmas de berçário, maternal e pré escola. Este trabalho apresenta reflexões de experiências presenciadas na Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI Núcleo de Educação Infantil Luizinho de Grandi do Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC localizado no bairro Lorenzi no município de Santa Maria. Estas experiências aconteceram através da observação de crianças de um ano a dois anos e meio da turma do Berçário. As observações e reflexões apresentadas acontecem no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. O relato de tais experiências vem na intenção de discutir aspectos do fazer docente e brevemente demonstrar como pais, crianças e professores vivenciam o período de adaptação da criança na Educação Infantil. No que se refere a metodologia utilizou-se de pesquisas bibliográficas e nas observações da turma do berçário buscando formas de olhar para esta situação que necessita de conhecimentos teóricos para ser trabalhada no dia a dia da escola, sendo utilizadas nesse trabalho acadêmico Craidy e Kaercher (ANO) para se estabelecer as análises da referida temática.Palavras-chave: Adaptação. Educação Infantil. Professor.