(RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA PANDEMIA POR COVID-19: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, NOVOS SENTIDOS, NOVAS PERSPECTIVAS.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67485 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1778 "inscrito_id" => 5596 "titulo" => "(RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA PANDEMIA POR COVID-19: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, NOVOS SENTIDOS, NOVAS PERSPECTIVAS." "resumo" => "A PANDEMIA POR COVID-19 IMPÔS O ISOLAMENTO SOCIAL EM OS PROFESSORES E ALUNOS FORAM IMPEDIDOS DE IR AS ESCOLAS. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SURGE COMO A OPÇÃO. ESSE ESTUDO TEM POR OBJETIVO PROMOVER DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE COM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA POR COVID-19, IDENTIFICANDO AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, SABERES QUE ENVOLVEM A PROFISSÃO DOCENTE NESSE MOMENTO DE MUDANÇAS. UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO EXPLORATÓRIO BASEADAS NAS CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE(2006), SHöN(2000), PERRENOUD(2000), IMBERNÓN(2010), TARDIF(2002), CANDAU E LELIS(2000) E MOREIRA (2011). SHöN(2000) EVIDENCIA A NECESSIDADE DE UMA SENSIBILIDADE ARTÍSTICA, UM SABER-FAZER SÓLIDO, TEÓRICO E PRÁTICO, INTELIGENTE E CRIATIVO QUE PERMITA AO PROFESSOR AGIR EM CONTEXTOS INSTÁVEIS, INDETERMINADOS E COMPLEXOS. PERRENOUD(2000) DESTACA O ACESSO E USO DAS TICS QUE ENVOLVE OPERAÇÕES MENTAIS, APRENDIZAGENS, CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS. FREIRE (1996) POSTULA QUE ENSINAR EXIGE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA, IMPLICANTE DO PENSAR CERTO, MOVIMENTO DINÂMICO, DIALÉTICO ENTRE O FAZER E O PENSAR SOBRE O FAZER. CANDAU E LELIS(2000), TARFIT(2002), MOREIRA(2011) E IMBERNÓN(2010) CONSIDERAM QUE A REFLEXÃO CRÍTICA COM DISPONIBILIDADE A MUDANÇA, É O MOMENTO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. ENFIM, AS DISCUSSÕES PROPOSTAS INDICARAM QUE O PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE REQUER A (RE)CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DE UMA NOVA MANEIRA DE SENTIR, PENSAR E AGIR DOS PROFESSORES DIANTE DOS DESAFIOS QUE OS POSSIBILITAM A UM NOVO FAZER-PEDAGÓGICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE., PANDEMIA., COVID-19, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5596_13092020105717.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZYNEIDE SOARES DANTAS" "autor_nome_curto" => "SUZY DANTAS" "autor_email" => "ssdantas@yahoo.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIFACEX" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67485 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1778 "inscrito_id" => 5596 "titulo" => "(RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA PANDEMIA POR COVID-19: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, NOVOS SENTIDOS, NOVAS PERSPECTIVAS." "resumo" => "A PANDEMIA POR COVID-19 IMPÔS O ISOLAMENTO SOCIAL EM OS PROFESSORES E ALUNOS FORAM IMPEDIDOS DE IR AS ESCOLAS. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SURGE COMO A OPÇÃO. ESSE ESTUDO TEM POR OBJETIVO PROMOVER DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE COM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA POR COVID-19, IDENTIFICANDO AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, SABERES QUE ENVOLVEM A PROFISSÃO DOCENTE NESSE MOMENTO DE MUDANÇAS. UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO EXPLORATÓRIO BASEADAS NAS CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE(2006), SHöN(2000), PERRENOUD(2000), IMBERNÓN(2010), TARDIF(2002), CANDAU E LELIS(2000) E MOREIRA (2011). SHöN(2000) EVIDENCIA A NECESSIDADE DE UMA SENSIBILIDADE ARTÍSTICA, UM SABER-FAZER SÓLIDO, TEÓRICO E PRÁTICO, INTELIGENTE E CRIATIVO QUE PERMITA AO PROFESSOR AGIR EM CONTEXTOS INSTÁVEIS, INDETERMINADOS E COMPLEXOS. PERRENOUD(2000) DESTACA O ACESSO E USO DAS TICS QUE ENVOLVE OPERAÇÕES MENTAIS, APRENDIZAGENS, CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS. FREIRE (1996) POSTULA QUE ENSINAR EXIGE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA, IMPLICANTE DO PENSAR CERTO, MOVIMENTO DINÂMICO, DIALÉTICO ENTRE O FAZER E O PENSAR SOBRE O FAZER. CANDAU E LELIS(2000), TARFIT(2002), MOREIRA(2011) E IMBERNÓN(2010) CONSIDERAM QUE A REFLEXÃO CRÍTICA COM DISPONIBILIDADE A MUDANÇA, É O MOMENTO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. ENFIM, AS DISCUSSÕES PROPOSTAS INDICARAM QUE O PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE REQUER A (RE)CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DE UMA NOVA MANEIRA DE SENTIR, PENSAR E AGIR DOS PROFESSORES DIANTE DOS DESAFIOS QUE OS POSSIBILITAM A UM NOVO FAZER-PEDAGÓGICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE., PANDEMIA., COVID-19, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5596_13092020105717.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZYNEIDE SOARES DANTAS" "autor_nome_curto" => "SUZY DANTAS" "autor_email" => "ssdantas@yahoo.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIFACEX" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }