A ESCOLA COMO ESPAÇO COLABORATIVO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67602 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1228 "inscrito_id" => 4297 "titulo" => "A ESCOLA COMO ESPAÇO COLABORATIVO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE." "resumo" => "A ESCOLA SE APRESENTA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO, APRENDIZADO, INTERCÂMBIO CULTURAL E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA. EM PARALELO A ISSO, IMPACTA DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO SOCIAL, NOS DESAFIOS E PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES HUMANAS. NESSE CONTEXTO, OBJETIVOU-SE REFLETIR SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PODEM COLABORAR NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR. VISANDO ATENDER OS OBJETIVOS PROPOSTOS, OPTOU-SE PELA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE DOS AUTORES COM DISCURSO AUTORIZADO, SENDO ELES: ADICHIE (2009), CORTELLA (2015), FAZENDA (2013), FERNANDES (1987), SAVIANI (2012) E SILVA (2000), BEM COMO NAS DIRETRIZES NACIONAIS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. O DESAFIO DO AMBIENTE ESCOLAR É PROMOVER EDUCAÇÃO FUNDAMENTADA QUE AUXILIE O EDUCANDO A TOMAR CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DE VALORES EM SEU COMPORTAMENTO E TAMBÉM DE AFIRMAÇÃO DE AUTONOMIA NO PROCESSO DE REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO PESSOAL. PERANTE AS INQUIETAÇÕES QUE SURGEM EM MEIO AO ENSINAR E PROMOVER A PLURALIDADE, O MULTICULTURALISMO, A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E O ENVOLVIMENTO ESCOLAR DEVEM ALINHAR-SE, BUSCANDO ALTERNATIVAS E NOVAS IDEIAS. É OPORTUNO ESCLARECER PROJETOS INTERDISCIPLINARES PODEM LANÇAR-SE DE MANEIRA ENRIQUECEDORA O DI?LOGO ENTRE PESSOAS E MUNDO. A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL É A MARCA DO PROJETO INTERDISCIPLINAR, MAS ESSA RESPONSABILIDADE ESTÁ IMBUÍDA NO ENVOLVIMENTO PESSOAL. O RESPEITO E A IGUALDADE DEVEM SER PROMOVIDOS E CULTIVADOS EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, ONDE A OPORTUNIDADE DE CONHECIMENTO E INCLUSÃO DOS SABERES EDUCATIVOS SUPERE AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO E RACISMO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID4297_01092020002402.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-06 17:24:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILIZ APARECIDA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILIZ APARECIDA" "autor_email" => "ediliz.ap.ferreira@bol.co" "autor_ies" => "FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS (FCE)" "autor_imagem" => "5f7e4d5378d34_07102020_202051.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67602 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1228 "inscrito_id" => 4297 "titulo" => "A ESCOLA COMO ESPAÇO COLABORATIVO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE." "resumo" => "A ESCOLA SE APRESENTA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO, APRENDIZADO, INTERCÂMBIO CULTURAL E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA. EM PARALELO A ISSO, IMPACTA DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO SOCIAL, NOS DESAFIOS E PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES HUMANAS. NESSE CONTEXTO, OBJETIVOU-SE REFLETIR SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PODEM COLABORAR NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR. VISANDO ATENDER OS OBJETIVOS PROPOSTOS, OPTOU-SE PELA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE DOS AUTORES COM DISCURSO AUTORIZADO, SENDO ELES: ADICHIE (2009), CORTELLA (2015), FAZENDA (2013), FERNANDES (1987), SAVIANI (2012) E SILVA (2000), BEM COMO NAS DIRETRIZES NACIONAIS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. O DESAFIO DO AMBIENTE ESCOLAR É PROMOVER EDUCAÇÃO FUNDAMENTADA QUE AUXILIE O EDUCANDO A TOMAR CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DE VALORES EM SEU COMPORTAMENTO E TAMBÉM DE AFIRMAÇÃO DE AUTONOMIA NO PROCESSO DE REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO PESSOAL. PERANTE AS INQUIETAÇÕES QUE SURGEM EM MEIO AO ENSINAR E PROMOVER A PLURALIDADE, O MULTICULTURALISMO, A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E O ENVOLVIMENTO ESCOLAR DEVEM ALINHAR-SE, BUSCANDO ALTERNATIVAS E NOVAS IDEIAS. É OPORTUNO ESCLARECER PROJETOS INTERDISCIPLINARES PODEM LANÇAR-SE DE MANEIRA ENRIQUECEDORA O DI?LOGO ENTRE PESSOAS E MUNDO. A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL É A MARCA DO PROJETO INTERDISCIPLINAR, MAS ESSA RESPONSABILIDADE ESTÁ IMBUÍDA NO ENVOLVIMENTO PESSOAL. O RESPEITO E A IGUALDADE DEVEM SER PROMOVIDOS E CULTIVADOS EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, ONDE A OPORTUNIDADE DE CONHECIMENTO E INCLUSÃO DOS SABERES EDUCATIVOS SUPERE AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO E RACISMO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID4297_01092020002402.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-06 17:24:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILIZ APARECIDA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILIZ APARECIDA" "autor_email" => "ediliz.ap.ferreira@bol.co" "autor_ies" => "FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS (FCE)" "autor_imagem" => "5f7e4d5378d34_07102020_202051.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }