A ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DO MULTILETRAMENTO
NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67609 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 3094 "titulo" => """ A ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DO MULTILETRAMENTO \r\n NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE """ "resumo" => "A TEMÁTICA E O SIGNIFICADO DO TERMO MULTILETRAMENTO REMETEM À DIVERSIDADE CULTURAL DA MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS, EM TEXTOS MULTIMODAIS E MULTISSEMIÓTICOS NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE, LEVANDO À CAPACIDADE DE UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM PARA A CRIAÇÃO DE SENTIDOS. OPTOU-SE PELO DESENHO DE PESQUISA DESCRITIVA, DE CORTE TRANSVERSAL COM ENFOQUE QUALITATIVO. OS PARTICIPANTES SÃO FORMADOS POR 05 (CINCO) PESSOAS, ENTRE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, APOIO PEDAGÓGICO E GESTORA EDUCACIONAL, OS QUAIS TÊM RELAÇÃO DIRETA COM A ATUAÇÃO NA ÁREA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SELECIONADOS DE MANEIRA INTENCIONAL E NÃO PROBABILÍSTICA. OS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS SÃO A ENTREVISTA E A ANÁLISE DOCUMENTAL. UMA POSSÍVEL RESPOSTA À QUESTÃO DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DA APLICABILIDADE DO MULTILETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL MARIA CALDERARO-AM, DIZ RESPEITO, PRINCIPALMENTE, À FORMAÇÃO INADEQUADA E À ESCASSEZ DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS DOCENTES, DISTANCIADOS E DESCONECTADOS DA REALIDADE DOS ALUNOS, OS QUAIS NÃO DEMONSTRAM INTERESSE PELOS CONTEÚDOS ENGESSADOS DA EDUCAÇÃO FORMAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTO, LEITURA, LINGUAGENS, PROFICIÊNCIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA8_ID3094_13082020233044.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA VALERIA DA SILVA LIMA " "autor_nome_curto" => "ÉLIDA LIMA " "autor_email" => "elidavaleria7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE ASUNCIÓN" "autor_imagem" => "5ec43452b221e_19052020_163234.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67609 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 3094 "titulo" => """ A ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DO MULTILETRAMENTO \r\n NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE """ "resumo" => "A TEMÁTICA E O SIGNIFICADO DO TERMO MULTILETRAMENTO REMETEM À DIVERSIDADE CULTURAL DA MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS, EM TEXTOS MULTIMODAIS E MULTISSEMIÓTICOS NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE, LEVANDO À CAPACIDADE DE UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM PARA A CRIAÇÃO DE SENTIDOS. OPTOU-SE PELO DESENHO DE PESQUISA DESCRITIVA, DE CORTE TRANSVERSAL COM ENFOQUE QUALITATIVO. OS PARTICIPANTES SÃO FORMADOS POR 05 (CINCO) PESSOAS, ENTRE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, APOIO PEDAGÓGICO E GESTORA EDUCACIONAL, OS QUAIS TÊM RELAÇÃO DIRETA COM A ATUAÇÃO NA ÁREA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SELECIONADOS DE MANEIRA INTENCIONAL E NÃO PROBABILÍSTICA. OS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS SÃO A ENTREVISTA E A ANÁLISE DOCUMENTAL. UMA POSSÍVEL RESPOSTA À QUESTÃO DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DA APLICABILIDADE DO MULTILETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL MARIA CALDERARO-AM, DIZ RESPEITO, PRINCIPALMENTE, À FORMAÇÃO INADEQUADA E À ESCASSEZ DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS DOCENTES, DISTANCIADOS E DESCONECTADOS DA REALIDADE DOS ALUNOS, OS QUAIS NÃO DEMONSTRAM INTERESSE PELOS CONTEÚDOS ENGESSADOS DA EDUCAÇÃO FORMAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTO, LEITURA, LINGUAGENS, PROFICIÊNCIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA8_ID3094_13082020233044.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA VALERIA DA SILVA LIMA " "autor_nome_curto" => "ÉLIDA LIMA " "autor_email" => "elidavaleria7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE ASUNCIÓN" "autor_imagem" => "5ec43452b221e_19052020_163234.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }