A FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DAS POLÍTICAS, DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67635 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2355 "inscrito_id" => 7596 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DAS POLÍTICAS, DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS." "resumo" => "ENTENDENDO QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR É UM PROCESSO CONTÍNUO E QUE REQUER UMA CAMINHADA INVESTIGATIVA, CONSTITUI-SE UM ENORME DESAFIO POSTO AOS EDUCADORES E ÀS INSTITUIÇÕES FORMADORAS. PARA ALÉM DA FORMAÇÃO INICIAL, A FORMAÇÃO CONTINUADA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR, OPORTUNIZANDO A REFLEXÃO E A INVESTIGAÇÃO DE SUA PRÁTICA DOCENTE. PARA ISSO, REAFIRMAMOS A DIDÁTICA COMO UM CAMPO DE CONHECIMENTO QUE BUSCA COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO EM SUAS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES E COMPLEXIDADES, PARA INTERVIR NELE E REORIENTÁ-LO NA DIREÇÃO POLÍTICA E SOCIAL PRETENDIDA. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL E O APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO, PEDAGÓGICO, ÉTICO E POLÍTICO DO PROFISSIONAL DOCENTE, APONTANDO CAMINHOS PARA REDEFINIÇÃO DE POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, QUE ASSEGUREM UMA RIGOROSA FORMAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE QUALIDADE. ESTE TRABALHO VINCULA-SE AO GRUPO DE PESQUISA CNPQ EPOPE - EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS - UCB, DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA. PARTIMOS DO MÉTODO INDUTIVO INICIALMENTE PARA ESTABELECER OS EIXOS DO INÍCIO DESTA PESQUISA. QUANTO AO OBJETIVO, ACOLHEMOS O MÉTODO DESCRITIVO COM A FINALIDADE DE RETRATAR O MÁXIMO DE SUAS CARACTERÍSTICAS. QUANTO AO PROCEDIMENTO ESTÁ PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, VISTO QUE AINDA ESTAMOS NA ETAPA DE LEVANTAMENTO DE DOCUMENTOS E BIBLIOGRAFIAS. CONTUDO, APONTAMOS A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO UM DESAFIO, SUSCITANDO VÁRIOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, BUSCANDO-SE O LÓCUS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DA UNIVERSIDADE PARA A PRÓPRIA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, POLÍTICAS PÚBLICAS, DIDÁTICA., PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7596_30092020220121.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STELLA ALVES ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "STELLA ROCHA" "autor_email" => "stellauerj@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67635 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2355 "inscrito_id" => 7596 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DAS POLÍTICAS, DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS." "resumo" => "ENTENDENDO QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR É UM PROCESSO CONTÍNUO E QUE REQUER UMA CAMINHADA INVESTIGATIVA, CONSTITUI-SE UM ENORME DESAFIO POSTO AOS EDUCADORES E ÀS INSTITUIÇÕES FORMADORAS. PARA ALÉM DA FORMAÇÃO INICIAL, A FORMAÇÃO CONTINUADA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR, OPORTUNIZANDO A REFLEXÃO E A INVESTIGAÇÃO DE SUA PRÁTICA DOCENTE. PARA ISSO, REAFIRMAMOS A DIDÁTICA COMO UM CAMPO DE CONHECIMENTO QUE BUSCA COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO EM SUAS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES E COMPLEXIDADES, PARA INTERVIR NELE E REORIENTÁ-LO NA DIREÇÃO POLÍTICA E SOCIAL PRETENDIDA. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL E O APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO, PEDAGÓGICO, ÉTICO E POLÍTICO DO PROFISSIONAL DOCENTE, APONTANDO CAMINHOS PARA REDEFINIÇÃO DE POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, QUE ASSEGUREM UMA RIGOROSA FORMAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE QUALIDADE. ESTE TRABALHO VINCULA-SE AO GRUPO DE PESQUISA CNPQ EPOPE - EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS - UCB, DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA. PARTIMOS DO MÉTODO INDUTIVO INICIALMENTE PARA ESTABELECER OS EIXOS DO INÍCIO DESTA PESQUISA. QUANTO AO OBJETIVO, ACOLHEMOS O MÉTODO DESCRITIVO COM A FINALIDADE DE RETRATAR O MÁXIMO DE SUAS CARACTERÍSTICAS. QUANTO AO PROCEDIMENTO ESTÁ PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, VISTO QUE AINDA ESTAMOS NA ETAPA DE LEVANTAMENTO DE DOCUMENTOS E BIBLIOGRAFIAS. CONTUDO, APONTAMOS A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO UM DESAFIO, SUSCITANDO VÁRIOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, BUSCANDO-SE O LÓCUS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DA UNIVERSIDADE PARA A PRÓPRIA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, POLÍTICAS PÚBLICAS, DIDÁTICA., PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7596_30092020220121.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STELLA ALVES ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "STELLA ROCHA" "autor_email" => "stellauerj@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }