A IMPORTÂNCIA DE UM ACOMPANHAMENTO EFETIVO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR COM BASE NA FICHA DE COMUNICAÇÃO DE ALUNO INFREQUENTE, INDISCIPLINADO E INFRATOR (FICAI), NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR: EM UMA ESCOLA DA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67698 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 674 "inscrito_id" => 4556 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE UM ACOMPANHAMENTO EFETIVO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR COM BASE NA FICHA DE COMUNICAÇÃO DE ALUNO INFREQUENTE, INDISCIPLINADO E INFRATOR (FICAI), NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR: EM UMA ESCOLA DA" "resumo" => "ESSE ARTIGO ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR, COM BASE NA FICHA DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO INFREQUENTE, INDISCIPLINADO E INFRATOR (FICAI), ELENCANDO BENEFÍCIOS E LIMITES DESSA FERRAMENTA NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR. A ABORDAGEM DIRECIONA-SE A UMA ESCOLA “X” DO ESTADO DE MATO GROSSO, NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS, A DELIMITAÇÃO TEMPORAL REFERE-SE AOS ANOS: 2016 - 2018. O OBJETIVO CENTRAL INTENCIONA DEMONSTRAR QUE O ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR É UMA IMPORTANTE ETAPA DA FICAI, QUE PODE CONTRIBUIR COM A PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA, CONSIDERANDO A FACILIDADE DE MANUSEIO DESSE INSTRUMENTO E O GRANDE POTENCIAL DE RESULTADOS POSITIVOS QUE ELE PODE APRESENTAR PARA A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR, SEM ESQUECER SUAS LIMITAÇÕES. ESSA PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UM ESTUDO QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO, DOCUMENTAL DE LEVANTAMENTO DE DADOS REFERENTES À FICHA FICAI. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE A FICHA FICAI ABRANGE FATORES SOCIAIS, SENDO UM MECANISMO SIMPLES, DE FÁCIL MANUSEIO QUE AGILIZA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS, VISANDO ALCANÇAR RESULTADOS MELHORES. CONCLUI-SE QUE ESSE INSTRUMENTO DE COMBATE À INFREQUÊNCIA ESCOLAR ENFRENTA BARREIRAS EM SUA APLICAÇÃO PRÁTICA, REFERENTE À UTILIZAÇÃO CORRETA EM FAVOR DO EDUCANDO, POIS, SEU MAU USO ACARRETA PERDA DE DIREITOS CONQUISTADOS. CONTUDO, O ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA NA FICAI É EFICAZ E NECESSÁRIO NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR, POIS, A IMPORTÂNCIA DESSE PROCESSO SÓ É PERCEPTÍVEL QUANDO AS ETAPAS SÃO EXECUTADAS COTIDIANAMENTE DE FORMA RESPONSÁVEL. APÓS ANÁLISE DOS DADOS, VÁRIAS QUESTÕES FORAM ELUCIDADAS ALCANÇANDO OS OBJETIVOS PRENUNCIADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "INFREQUÊNCIA, EVASÃO ESCOLAR, FICAI, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID4556_24082020020430.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA DOS SANTOS MARTINS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA OLIVEIRA" "autor_email" => "andreia_samir@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL - UNADES" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67698 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 674 "inscrito_id" => 4556 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE UM ACOMPANHAMENTO EFETIVO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR COM BASE NA FICHA DE COMUNICAÇÃO DE ALUNO INFREQUENTE, INDISCIPLINADO E INFRATOR (FICAI), NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR: EM UMA ESCOLA DA" "resumo" => "ESSE ARTIGO ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR, COM BASE NA FICHA DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO INFREQUENTE, INDISCIPLINADO E INFRATOR (FICAI), ELENCANDO BENEFÍCIOS E LIMITES DESSA FERRAMENTA NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR. A ABORDAGEM DIRECIONA-SE A UMA ESCOLA “X” DO ESTADO DE MATO GROSSO, NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS, A DELIMITAÇÃO TEMPORAL REFERE-SE AOS ANOS: 2016 - 2018. O OBJETIVO CENTRAL INTENCIONA DEMONSTRAR QUE O ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR É UMA IMPORTANTE ETAPA DA FICAI, QUE PODE CONTRIBUIR COM A PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA, CONSIDERANDO A FACILIDADE DE MANUSEIO DESSE INSTRUMENTO E O GRANDE POTENCIAL DE RESULTADOS POSITIVOS QUE ELE PODE APRESENTAR PARA A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR, SEM ESQUECER SUAS LIMITAÇÕES. ESSA PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UM ESTUDO QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO, DOCUMENTAL DE LEVANTAMENTO DE DADOS REFERENTES À FICHA FICAI. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE A FICHA FICAI ABRANGE FATORES SOCIAIS, SENDO UM MECANISMO SIMPLES, DE FÁCIL MANUSEIO QUE AGILIZA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS, VISANDO ALCANÇAR RESULTADOS MELHORES. CONCLUI-SE QUE ESSE INSTRUMENTO DE COMBATE À INFREQUÊNCIA ESCOLAR ENFRENTA BARREIRAS EM SUA APLICAÇÃO PRÁTICA, REFERENTE À UTILIZAÇÃO CORRETA EM FAVOR DO EDUCANDO, POIS, SEU MAU USO ACARRETA PERDA DE DIREITOS CONQUISTADOS. CONTUDO, O ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA NA FICAI É EFICAZ E NECESSÁRIO NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR, POIS, A IMPORTÂNCIA DESSE PROCESSO SÓ É PERCEPTÍVEL QUANDO AS ETAPAS SÃO EXECUTADAS COTIDIANAMENTE DE FORMA RESPONSÁVEL. APÓS ANÁLISE DOS DADOS, VÁRIAS QUESTÕES FORAM ELUCIDADAS ALCANÇANDO OS OBJETIVOS PRENUNCIADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "INFREQUÊNCIA, EVASÃO ESCOLAR, FICAI, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID4556_24082020020430.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA DOS SANTOS MARTINS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA OLIVEIRA" "autor_email" => "andreia_samir@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL - UNADES" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }