A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO E GEOMETRIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67717 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2365 "inscrito_id" => 6363 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO E GEOMETRIA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO SOCIALIZA UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA PARA O ENSINO DE FRAÇÃO E GEOMETRIA, DESENVOLVIDAS EM DUAS TURMAS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DA BAHIA, POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE BUSCOU CONTRIBUIR COM AÇÕES EFETIVAS PARA UM ENSINO DA MATEMÁTICA DIFERENCIADO, PRAZEROSO E CRIATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVAMOS APRESENTAR DUAS ATIVIDADES EM QUE UTILIZAMOS MATERIAIS CONCRETOS PARA TRABALHAR COM CONCEITOS DE FRAÇÃO E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, DE MODO ANALISAR CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS SUPRACITADOS. PARA ISSO, FIZEMOS A CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E UTILIZAMOS O TANGRAM PARA TRABALHAR COM O CONCEITO DE FRAÇÃO. PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM COM MAIOR FACILIDADE OS CONTEÚDOS ABORDADOS, POIS ESTES FORAM DESENVOLVIDOS COM A CONSTRUÇÃO E O MANUSEIO DE DIFERENTES MATERIAIS CONCRETOS, HAJA VISTA QUE AO MANIPULAR OS MATERIAIS FOI POSSÍVEL AFLORAR A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS ALUNOS BEM COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO COGNITIVO E LÓGICO MATEMÁTICO. COM A ATIVIDADE DO TANGRAM, ALÉM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS COMO: CLASSIFICAÇÃO DE TRIÂNGULO QUANTO AO LADO E AO ÂNGULO, QUADRILÁTERO, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS, DENTRE OUTROS, TRABALHAMOS O CONCEITO DE FRAÇÃO DE FORMA PRÁTICA. AS ATIVIDADES FORAM MUITO PROVEITOSAS E DEMONSTRAM POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA DIFERENCIADO E COM POTENCIAL LÚDICO. ASSIM, RATIFICAMOS QUE É SALUTAR TRABALHAR COM DIFERENTES METODOLOGIAS NA PRÁXIS E, PRINCIPALMENTE, A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DE PROGRAMAS COMO O PIBID QUE OPORTUNIZA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOCENTE AOS ALUNOS DA LICENCIATURA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GEOMETRIA, MATERIAIS CONCRETOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FRAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6363_30092020222702.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADIEL SANTOS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "JADIEL REIS" "autor_email" => "jadielreis73@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67717 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2365 "inscrito_id" => 6363 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO E GEOMETRIA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO SOCIALIZA UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA PARA O ENSINO DE FRAÇÃO E GEOMETRIA, DESENVOLVIDAS EM DUAS TURMAS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DA BAHIA, POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE BUSCOU CONTRIBUIR COM AÇÕES EFETIVAS PARA UM ENSINO DA MATEMÁTICA DIFERENCIADO, PRAZEROSO E CRIATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OBJETIVAMOS APRESENTAR DUAS ATIVIDADES EM QUE UTILIZAMOS MATERIAIS CONCRETOS PARA TRABALHAR COM CONCEITOS DE FRAÇÃO E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, DE MODO ANALISAR CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS SUPRACITADOS. PARA ISSO, FIZEMOS A CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E UTILIZAMOS O TANGRAM PARA TRABALHAR COM O CONCEITO DE FRAÇÃO. PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM COM MAIOR FACILIDADE OS CONTEÚDOS ABORDADOS, POIS ESTES FORAM DESENVOLVIDOS COM A CONSTRUÇÃO E O MANUSEIO DE DIFERENTES MATERIAIS CONCRETOS, HAJA VISTA QUE AO MANIPULAR OS MATERIAIS FOI POSSÍVEL AFLORAR A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS ALUNOS BEM COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO COGNITIVO E LÓGICO MATEMÁTICO. COM A ATIVIDADE DO TANGRAM, ALÉM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS COMO: CLASSIFICAÇÃO DE TRIÂNGULO QUANTO AO LADO E AO ÂNGULO, QUADRILÁTERO, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS, DENTRE OUTROS, TRABALHAMOS O CONCEITO DE FRAÇÃO DE FORMA PRÁTICA. AS ATIVIDADES FORAM MUITO PROVEITOSAS E DEMONSTRAM POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA DIFERENCIADO E COM POTENCIAL LÚDICO. ASSIM, RATIFICAMOS QUE É SALUTAR TRABALHAR COM DIFERENTES METODOLOGIAS NA PRÁXIS E, PRINCIPALMENTE, A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DE PROGRAMAS COMO O PIBID QUE OPORTUNIZA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOCENTE AOS ALUNOS DA LICENCIATURA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GEOMETRIA, MATERIAIS CONCRETOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, FRAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6363_30092020222702.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADIEL SANTOS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "JADIEL REIS" "autor_email" => "jadielreis73@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }