A INTERDISCIPLINARIDADE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67746 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1015 "inscrito_id" => 5723 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "OBSERVANDO A ROTINA DE QUALQUER ESCOLA, N?O SER? DIF?CIL PERCEBER DESANIMO E O DESGOSTO DOS ALUNOS EM RELA??O ?S AULAS DE MATEM?TICA, FATO QUE SE TORNA AINDA MAIS NOT?VEL QUANDO AS AULAS DA REFERIDA DISCIPLINA S?O MINISTRADAS DE FORMA R?GIDA E TRADICIONAL, PRIORIZANDO SIMPLESMENTE C?LCULOS E MEMORIZA??ES. ESTE FATO, JUSTIFICA A CRIA??O DE PROJETOS E A GRANDE PROCURA POR M?TODOS DE ENSINO INOVADORES OU T?CNICAS QUE AJUDEM A RESOLVER OU MINIMIZAR ESSE PROBLEMA, AJUDANDO A TORNAR AS AULAS MAIS PRODUTIVAS, DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS E MELHORANDO OS ?NDICES DE RENDIMENTO. ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR A INTERDISCIPLINARIDADE, QUE SURGE NESSE CEN?RIO, PARA EDUCADORES COM ANSEIO POR MUDAN?AS TRANSFORMADORAS, COMO UM INSTRUMENTO INTEGRADOR E FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO ? APRENDIZAGEM, POIS PROP?E UMA VIS?O UNIVERSALIZADA DE FORMA??O E CONSTRU??O DO CONHECIMENTO MUITO IMPORTANTE NO ENSINO DA MATEM?TICA POIS PERMITE QUE O EDUCANDO VEJA SUA APLICA??O E UTILIDADE, QUEBRANDO ASSIM A IDEIA DE QUE MATEM?TICA S? SE APENDE NA AULA DE MATEM?TICA. POSTO QUE, NO MUNDO GLOBALIZADO E TOTALMENTE CONECTADO EM QUE VIVEMOS ATUALMENTE O MODELO DE ENSINO TRADICIONAL J? N?O ATENDE MAIS ?S NECESSIDADES E N?O RESOLVE MAIS OS PROBLEMAS DA PR?PRIA EDUCA??O E N?O PREPARAM O EDUCANDO PARA AGIR CRITICAMENTE E SE POSICIONAR DIANTE DAS MAIS DIVERSAS SITUA??ES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROJETO, INTERDISCIPLINAR, MATEMÁTICA, ENSINO - APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID5723_30082020221243.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZEUGMAR MARIA LEMES" "autor_nome_curto" => "ZEUGMAR LEMES" "autor_email" => "zeugmaria@hotmail.com" "autor_ies" => "UCAM PROMINAS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67746 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1015 "inscrito_id" => 5723 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "OBSERVANDO A ROTINA DE QUALQUER ESCOLA, N?O SER? DIF?CIL PERCEBER DESANIMO E O DESGOSTO DOS ALUNOS EM RELA??O ?S AULAS DE MATEM?TICA, FATO QUE SE TORNA AINDA MAIS NOT?VEL QUANDO AS AULAS DA REFERIDA DISCIPLINA S?O MINISTRADAS DE FORMA R?GIDA E TRADICIONAL, PRIORIZANDO SIMPLESMENTE C?LCULOS E MEMORIZA??ES. ESTE FATO, JUSTIFICA A CRIA??O DE PROJETOS E A GRANDE PROCURA POR M?TODOS DE ENSINO INOVADORES OU T?CNICAS QUE AJUDEM A RESOLVER OU MINIMIZAR ESSE PROBLEMA, AJUDANDO A TORNAR AS AULAS MAIS PRODUTIVAS, DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS E MELHORANDO OS ?NDICES DE RENDIMENTO. ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR A INTERDISCIPLINARIDADE, QUE SURGE NESSE CEN?RIO, PARA EDUCADORES COM ANSEIO POR MUDAN?AS TRANSFORMADORAS, COMO UM INSTRUMENTO INTEGRADOR E FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO ? APRENDIZAGEM, POIS PROP?E UMA VIS?O UNIVERSALIZADA DE FORMA??O E CONSTRU??O DO CONHECIMENTO MUITO IMPORTANTE NO ENSINO DA MATEM?TICA POIS PERMITE QUE O EDUCANDO VEJA SUA APLICA??O E UTILIDADE, QUEBRANDO ASSIM A IDEIA DE QUE MATEM?TICA S? SE APENDE NA AULA DE MATEM?TICA. POSTO QUE, NO MUNDO GLOBALIZADO E TOTALMENTE CONECTADO EM QUE VIVEMOS ATUALMENTE O MODELO DE ENSINO TRADICIONAL J? N?O ATENDE MAIS ?S NECESSIDADES E N?O RESOLVE MAIS OS PROBLEMAS DA PR?PRIA EDUCA??O E N?O PREPARAM O EDUCANDO PARA AGIR CRITICAMENTE E SE POSICIONAR DIANTE DAS MAIS DIVERSAS SITUA??ES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROJETO, INTERDISCIPLINAR, MATEMÁTICA, ENSINO - APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID5723_30082020221243.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZEUGMAR MARIA LEMES" "autor_nome_curto" => "ZEUGMAR LEMES" "autor_email" => "zeugmaria@hotmail.com" "autor_ies" => "UCAM PROMINAS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }