SILVA, Luiz Eduardo Da et al.. . Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67764>. Acesso em: 22/11/2024 07:03
ESTE TRABALHO É UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA MOTIVADA PELO ANSEIO POR UMA SOCIEDADE ALICERÇADA NO PENSAMENTO CRÍTICO E TRANSFORMADOR COM O INTUITO DE POSSIBILITAR NOVAS LEITURAS E INTERPRETAÇÕES ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES NO ATUAL MUNDO, CADA VEZ MAIS, GLOBALIZADO. EM MEIO AO QUESTIONAMENTO DE SUA DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AS RELAÇÕES AMBIENTAIS, O ESTUDO, FUNDAMENTADO NA DISCUSSÃO DE REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS, TEM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR COM A REFLEXÃO ACERCA DO QUADRO AMBIENTAL VISTO EM DIFERENTE ESCALAS, RESGATANDO O CONTEXTO HISTÓRICO DESDE MEADOS DO SÉCULO XX E EVIDENCIANDO O MARCOS DA QUESTÃO AMBIENTAL E O SURGIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL – UMA NOVA FORMA DE LER O ESPAÇO E AS RELAÇÕES INERENTES A ELE. ESTAMOS PRODUZINDO UM MUNDO QUE NENHUM DE NÓS DESEJA E A PERCEPÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, BEM COMO A PROCURA DE ALTERNATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE TRANSFORMADA E CRÍTICA MEDIANTE OS FATOS E ATITUDES QUE NOS CERCAM. OS RESULTADOS DESTE BREVE ESTUDO NOS MOSTRA COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, JUNTAMENTE AO SEU ARCABOUÇO TEÓRICO E PRÁTICO - ALÉM DE SEUS PRINCÍPIOS E FINALIDADES - SE DESTACA COMO UM DOS CAMINHOS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA BUSCA DE RECONCILIAR A RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA QUE HÁ DÉCADAS TEM SOFRIDO OS MALES DO DIVÓRCIO.