ALEIXO, Eliette Aparecida. A realidade imaginária no contexto literário infantil. Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/678>. Acesso em: 24/11/2024 20:58
Considerando as inúmeras possibilidades de concepção de uma obra literária infantil, apresento o projeto de pesquisa intitulada “Quem escreve conta um conto, quem ilustra aumenta um ponto?” Esta objetiva investigar o estatuto do ilustrador/escritor na literatura infantil e as propostas estéticas que advêm dessa dupla produção da criação visual e verbal por um único autor. Investiga-se também se estas podem se configurar como um “objeto artístico”, capazes de propiciar alguma experiência estética. Neste contexto, apresento inicialmente o texto sobre uma proposta pedagógica que é o projeto “Vamos fazer um livro?”, realizado nas aulas de Artes Visuais por alunos do 1º ciclo ( 6 a 8 anos) do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. O objetivo é integrar Artes Visuais e literatura. Os alunos são incentivados a refletirem sobre a estética e composição de um livro de literatura infantil, o que culmina na confecção de um livro de história criado coletivamente por eles, com enfoque na interação de textos visual e verbal. Essa experiência possibilita, certamente, uma formação nos âmbitos cultural, social, artístico.