A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO NA CIDADE DE PARINTINS NO AMAZONAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67840 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 666 "inscrito_id" => 5066 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO NA CIDADE DE PARINTINS NO AMAZONAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO VEM SENDO TRABALHADO A RESOLU??O DE PROBLEMAS (RP) COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO DE MATEM?TICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL S?O JOS? OPER?RIO. PARA QUE O OBJETIVO FOSSE ALCAN?ADO, ATRAV?S DE QUESTION?RIOS FORAM ENTREVISTADOS PROFESSORES E ALUNOS, CONSTATANDO-SE QUE O USO DA ESTRAT?GIA DE ENSINAR ATRAV?S DA RP ? UTILIZADA PELOS PROFESSORES, MAS COM POUCA FREQU?NCIA, POIS EXISTEM MUITOS EMPECILHOS PELO CAMINHO QUE IMPEDEM UM ENSINO-APRENDIZADO EFETIVO. UM DESSES OBST?CULOS CITADOS PELOS PROFESSORES ? A DIFICULDADE DE INTERPRETA??O DE TEXTO PELOS ALUNOS, ISSO PELO FATO DE N?O DOMINAREM A LEITURA. ASSIM, ESTE E DENTRE OUTROS RESULTADOS DA PESQUISA CONSTATARAM QUE OS ALUNOS TEM DIFICULDADES EM RESOLVER PROBLEMAS, E ISSO MOSTRA QUE A MATEM?TICA PRECISA E DEVE SER TRABALHADA DE MANEIRA DIFERENCIADA PARA QUE OS ALUNOS APRENDAM DE FORMA AUT?NOMA ATRAV?S DA ESTRAT?GIA DA RP AUXILIANDO NA SUPERA??O DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA13_ID5066_23082020190702.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA VIRGÍNIA VALENTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALÊ VALENTE" "autor_email" => "alexa-mat@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIDA - UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS - PY" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67840 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 666 "inscrito_id" => 5066 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO NA CIDADE DE PARINTINS NO AMAZONAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO VEM SENDO TRABALHADO A RESOLU??O DE PROBLEMAS (RP) COMO ESTRAT?GIA DE ENSINO DE MATEM?TICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL S?O JOS? OPER?RIO. PARA QUE O OBJETIVO FOSSE ALCAN?ADO, ATRAV?S DE QUESTION?RIOS FORAM ENTREVISTADOS PROFESSORES E ALUNOS, CONSTATANDO-SE QUE O USO DA ESTRAT?GIA DE ENSINAR ATRAV?S DA RP ? UTILIZADA PELOS PROFESSORES, MAS COM POUCA FREQU?NCIA, POIS EXISTEM MUITOS EMPECILHOS PELO CAMINHO QUE IMPEDEM UM ENSINO-APRENDIZADO EFETIVO. UM DESSES OBST?CULOS CITADOS PELOS PROFESSORES ? A DIFICULDADE DE INTERPRETA??O DE TEXTO PELOS ALUNOS, ISSO PELO FATO DE N?O DOMINAREM A LEITURA. ASSIM, ESTE E DENTRE OUTROS RESULTADOS DA PESQUISA CONSTATARAM QUE OS ALUNOS TEM DIFICULDADES EM RESOLVER PROBLEMAS, E ISSO MOSTRA QUE A MATEM?TICA PRECISA E DEVE SER TRABALHADA DE MANEIRA DIFERENCIADA PARA QUE OS ALUNOS APRENDAM DE FORMA AUT?NOMA ATRAV?S DA ESTRAT?GIA DA RP AUXILIANDO NA SUPERA??O DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA13_ID5066_23082020190702.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA VIRGÍNIA VALENTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALÊ VALENTE" "autor_email" => "alexa-mat@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIDA - UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS - PY" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }