ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRINCÍPIO ESSENCIAL PARA UMA EDUCAÇÃO PERMANENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67915 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 247 "inscrito_id" => 3113 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRINCÍPIO ESSENCIAL PARA UMA EDUCAÇÃO PERMANENTE" "resumo" => "ESTA PESQUISA SE PROP?E DISCUTIR A ALFABETIZA??O CIENT?FICA COMO UM PRINC?PIO PARA A EDUCA??O PERMANENTE. ALFABETIZAR NO SENTIDO MAIS COMUM E SIMPLIFICADO, EMBUTE A IDEIA DE INICIA??O, CONHECIMENTO B?SICO SOBRE O OBJETO EM ESTUDO; MAS, AO MESMO TEMPO, IMERGE NA PR?PRIA CULTURA, DESCOBRINDO E REVELANDO OS SIGNIFICADOS, QUE EM PROGRESS?O ALCAN?A O LETRAMENTO. ALFABETIZA/LETRAR CIENTIFICAMENTE FAR? COM QUE A PESSOA OLHE PARA O MUNDO DE FORMA SINGULAR. PARTINDO DA EDUCA??O INFANTIL, O CONHECIMENTO CIENT?FICO OPORTUNIZAR? A COMPREENS?O DA COMPLEXIDADE DO MUNDO E O ENTENDIMENTO DA CONEX?O QUE EXISTE ENTRE TODAS AS COISAS; DESPERTANDO A CONSCI?NCIA PARA PRESERVAR O PR?PRIO AMBIENTE, NISTO ACONTECE A EDUCA??O PERMANENTE. A BASE TE?RICA EST? FIRMADA EM ROJO E MOURA (2012) QUE TRAZEM A DISTIN??O ENTRE ALFABETIZAR E LETRAR; ROJO E BARBOSA RESSIGNIFICAM A CONCEP??O DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO NO CONTEXTO DA HIPERMODERNIDADE. OS PESQUISADORES ANTONIO SILVA (2011); PEREIRA E SOUZA (2016), SILVA, TAVARES E VELEZ (2017) DISCUTEM O LETRAMENTO NAS ?REAS DAS CI?NCIAS HUMANAS; MORAES, FAXINA E SILVA (2016), APRESENTAM O LETRAMENTO MATEM?TICO; LIMA E OLIVEIRA (2019) INOVAM COM ALFABETIZA??O EM F?SICA; PEDRO DEMO (2011), ECOB? (2017) APRESENTAM A PESQUISA COMO PRINC?PIO EDUCATIVO; ATRAV?S DE GILLES LIPOVESTSKY (2004) SITUA ?SE O DISCUT?VEL CONTEXTO DA HIPERMODERNIDADE. A PESQUISA ? QUALITATIVA, EM QUE H? DI?LOGO E RESPEITO ENTRE OS SUJEITOS. OS RESULTADOS APONTAM PARA ALFABETIZA??O CIENT?FICA COMO A BASE DE UMA EDUCA??O PERMANENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO PERMANENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID3113_19062020083201.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENILDA ALVES NASCIMENTO MELO" "autor_nome_curto" => "GENILDA MELO" "autor_email" => "genilda2010@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERAMERICANA -ASSUNÇÃO - PY" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67915 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 247 "inscrito_id" => 3113 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRINCÍPIO ESSENCIAL PARA UMA EDUCAÇÃO PERMANENTE" "resumo" => "ESTA PESQUISA SE PROP?E DISCUTIR A ALFABETIZA??O CIENT?FICA COMO UM PRINC?PIO PARA A EDUCA??O PERMANENTE. ALFABETIZAR NO SENTIDO MAIS COMUM E SIMPLIFICADO, EMBUTE A IDEIA DE INICIA??O, CONHECIMENTO B?SICO SOBRE O OBJETO EM ESTUDO; MAS, AO MESMO TEMPO, IMERGE NA PR?PRIA CULTURA, DESCOBRINDO E REVELANDO OS SIGNIFICADOS, QUE EM PROGRESS?O ALCAN?A O LETRAMENTO. ALFABETIZA/LETRAR CIENTIFICAMENTE FAR? COM QUE A PESSOA OLHE PARA O MUNDO DE FORMA SINGULAR. PARTINDO DA EDUCA??O INFANTIL, O CONHECIMENTO CIENT?FICO OPORTUNIZAR? A COMPREENS?O DA COMPLEXIDADE DO MUNDO E O ENTENDIMENTO DA CONEX?O QUE EXISTE ENTRE TODAS AS COISAS; DESPERTANDO A CONSCI?NCIA PARA PRESERVAR O PR?PRIO AMBIENTE, NISTO ACONTECE A EDUCA??O PERMANENTE. A BASE TE?RICA EST? FIRMADA EM ROJO E MOURA (2012) QUE TRAZEM A DISTIN??O ENTRE ALFABETIZAR E LETRAR; ROJO E BARBOSA RESSIGNIFICAM A CONCEP??O DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO NO CONTEXTO DA HIPERMODERNIDADE. OS PESQUISADORES ANTONIO SILVA (2011); PEREIRA E SOUZA (2016), SILVA, TAVARES E VELEZ (2017) DISCUTEM O LETRAMENTO NAS ?REAS DAS CI?NCIAS HUMANAS; MORAES, FAXINA E SILVA (2016), APRESENTAM O LETRAMENTO MATEM?TICO; LIMA E OLIVEIRA (2019) INOVAM COM ALFABETIZA??O EM F?SICA; PEDRO DEMO (2011), ECOB? (2017) APRESENTAM A PESQUISA COMO PRINC?PIO EDUCATIVO; ATRAV?S DE GILLES LIPOVESTSKY (2004) SITUA ?SE O DISCUT?VEL CONTEXTO DA HIPERMODERNIDADE. A PESQUISA ? QUALITATIVA, EM QUE H? DI?LOGO E RESPEITO ENTRE OS SUJEITOS. OS RESULTADOS APONTAM PARA ALFABETIZA??O CIENT?FICA COMO A BASE DE UMA EDUCA??O PERMANENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO PERMANENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID3113_19062020083201.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENILDA ALVES NASCIMENTO MELO" "autor_nome_curto" => "GENILDA MELO" "autor_email" => "genilda2010@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERAMERICANA -ASSUNÇÃO - PY" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }