APEGO INFANTIL E DESENHO DA FAMÍLIA: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67968 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2825 "inscrito_id" => 6813 "titulo" => "APEGO INFANTIL E DESENHO DA FAMÍLIA: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O APEGO É DEFINIDO COMO UM VÍNCULO EMOCIONAL CONSTRUÍDO ENTRE A CRIANÇA E A FIGURA CUIDADORA – QUE GERALMENTE É A MÃE – COM BASE EM SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS RELACIONAIS. DESSE MODO, TAIS VIVÊNCIAS, QUE PODEM SER PREDOMINANTEMENTE POSITIVAS OU NEGATIVAS, EMBASAM A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES MENTAIS NA CRIANÇA TANTO SOBRE SI MESMA, COMO SOBRE A FIGURA DE APEGO E SOBRE OS DEMAIS. NO ENTANTO, CONSIDERANDO A ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA NOVAS VIVÊNCIA SOCIAIS E EMOCIONAIS, ACREDITA-SE QUE É POSSÍVEL UMA REORGANIZAÇÃO AFETIVA E COGNITIVA DAS CRIANÇAS ORIUNDAS DE AMBIENTE FAMILIAR COM LAÇOS FRAGILIZADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI AVALIAR O PADRÃO DE APEGO DE UMA AMOSTRA INFANTIL ATRAVÉS DO DESENHO DA FAMÍLIA, TECENDO A IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS MEDIADAS PELO PROFESSOR NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, FOI ENGENDRADO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA COM 33 CRIANÇAS, COM IDADES VARIANDO ENTRE 4 E 11 ANOS, RESIDENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE. SOLICITOU-SE ÀS CRIANÇAS QUE RESPONDESSEM AO SEPARATION ANXIETY TEST E DESENHASSEM A SUA FAMÍLIA, EM SEGUIDA, OS DESENHOS FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE SINAIS INDICATIVOS DOS DIFERENTES PADRÕES DE APEGO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A TÉCNICA PROJETIVA DO DESENHO DA FAMÍLIA SE APRESENTA COMO CONFIÁVEL PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PADRÕES, EM QUE DO TOTAL DE CRIANÇAS, 13 APRESENTARAM APEGO SEGURO, 11 O INSEGURO-AMBIVALENTE E 9 APRESENTARAM O PADRÃO INSEGURO-EVITANTE. DIANTE DISSO, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "APEGO, CRIANÇAS, DESENHO DA FAMÍLIA, ESCOLA, PROFESSOR(A)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID6813_01102020231958.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA FRANCIELE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA FRANCIELE" "autor_email" => "monica.psi2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "5f5a6cf505c81_10092020_151413.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67968 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2825 "inscrito_id" => 6813 "titulo" => "APEGO INFANTIL E DESENHO DA FAMÍLIA: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O APEGO É DEFINIDO COMO UM VÍNCULO EMOCIONAL CONSTRUÍDO ENTRE A CRIANÇA E A FIGURA CUIDADORA – QUE GERALMENTE É A MÃE – COM BASE EM SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS RELACIONAIS. DESSE MODO, TAIS VIVÊNCIAS, QUE PODEM SER PREDOMINANTEMENTE POSITIVAS OU NEGATIVAS, EMBASAM A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES MENTAIS NA CRIANÇA TANTO SOBRE SI MESMA, COMO SOBRE A FIGURA DE APEGO E SOBRE OS DEMAIS. NO ENTANTO, CONSIDERANDO A ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA NOVAS VIVÊNCIA SOCIAIS E EMOCIONAIS, ACREDITA-SE QUE É POSSÍVEL UMA REORGANIZAÇÃO AFETIVA E COGNITIVA DAS CRIANÇAS ORIUNDAS DE AMBIENTE FAMILIAR COM LAÇOS FRAGILIZADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI AVALIAR O PADRÃO DE APEGO DE UMA AMOSTRA INFANTIL ATRAVÉS DO DESENHO DA FAMÍLIA, TECENDO A IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS MEDIADAS PELO PROFESSOR NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, FOI ENGENDRADO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA COM 33 CRIANÇAS, COM IDADES VARIANDO ENTRE 4 E 11 ANOS, RESIDENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE. SOLICITOU-SE ÀS CRIANÇAS QUE RESPONDESSEM AO SEPARATION ANXIETY TEST E DESENHASSEM A SUA FAMÍLIA, EM SEGUIDA, OS DESENHOS FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE SINAIS INDICATIVOS DOS DIFERENTES PADRÕES DE APEGO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A TÉCNICA PROJETIVA DO DESENHO DA FAMÍLIA SE APRESENTA COMO CONFIÁVEL PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PADRÕES, EM QUE DO TOTAL DE CRIANÇAS, 13 APRESENTARAM APEGO SEGURO, 11 O INSEGURO-AMBIVALENTE E 9 APRESENTARAM O PADRÃO INSEGURO-EVITANTE. DIANTE DISSO, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "APEGO, CRIANÇAS, DESENHO DA FAMÍLIA, ESCOLA, PROFESSOR(A)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID6813_01102020231958.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA FRANCIELE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA FRANCIELE" "autor_email" => "monica.psi2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "5f5a6cf505c81_10092020_151413.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }