AULA INVERTIDA – INOVAÇÃO OU DELEGAÇÃO PERVERSA?
UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DESTE MÉTODO EM TURMAS DE
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68080 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 4275 "titulo" => """ AULA INVERTIDA – INOVAÇÃO OU DELEGAÇÃO PERVERSA?\r\n UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DESTE MÉTODO EM TURMAS DE\r\n EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA. """ "resumo" => """ CRIADO HÁ POUCO MAIS DE DEZ ANOS, O MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE SALA DE AULA É MAIS UMA DAS\r\n OPÇÕES DESTACADAS PELAS METODOLOGIAS ATIVAS; ESCOLAS TÊM ADAPTADO A TENDÊNCIA A SEUS PRÓPRIOS\r\n MÉTODOS NA BUSCA POR RESULTADOS AINDA MAIS EFICAZES. NOVAS FERRAMENTAS, PRINCIPALMENTE BASEADAS EM\r\n TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DÃO ESPAÇO AO QUE CHAMAMOS DE ENSINO HÍBRIDO, CUJA INTENÇÃO É OFERECER\r\n DIVERSAS OPÇÕES DE APRENDIZADO AO ALUNO. UMA DAS METODOLOGIAS ATIVAS INSERIDAS NESSE CENÁRIO, E QUE\r\n CADA VEZ MAIS GANHA A ATENÇÃO DE GESTORES ESCOLARES É A SALA DE AULA INVERTIDA, QUE, DE MANEIRA\r\n RESUMIDA, TRAZ O ALUNO COMO EXPLORADOR DO CONTEÚDO E O PROFESSOR COM O PAPEL (NÃO MENOS\r\n IMPORTANTE) DE MEDIADOR DO APRENDIZADO. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PREOCUPAÇÃO QUE SE FAZ\r\n PRESENTE: O ALUNO BRASILEIRO, EM ESPECIAL DAS TURMAS DE EJA NA ESCOLA PÚBLICA, COMPOSTA POR VÁRIOS\r\n SEGMENTOS DA POPULAÇÃO, ESTÁ PREPARADO PARA AS AULAS INVERTIDAS? APESAR DOS INÚMEROS RECURSOS E\r\n FONTES DE ESTUDO QUE A INTERNET PROPORCIONA EM GERAL A BASE EDUCACIONAL DO ALUNO NÃO É BOA,\r\n PRINCIPALMENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. COMO DEIXAR A CONDUÇÃO DOS ESTUDOS NAS MÃOS\r\n DESSES ESTUDANTES? ISSO É INOVAÇÃO OU DELEGAÇÃO PERVERSA? MAS A VIDA É DESAFIO E A AULA INVERTIDA É\r\n UM QUE SE APRESENTA PARA A SOCIEDADE ACADÊMICA ATUAL. E APESAR DE TUDO NÃO PODEMOS DESISTIR FICANDO\r\n INERTES, VAMOS EM FRENTE APARANDO AS ARESTAS NO MOMENTO ATUAL, QUANDO SURGE A OPORTUNIDADE DE\r\n REPENSAR ANTIGAS PRÁTICAS, DESCOBRIR OUTRAS, ENFIM, MELHORAR SEMPRE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "AULA INVERTIDA, ESCOLA PÚBLICA, PLATAFORMAS DIGITAIS, ENSINO HÍBRIDO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID4275_20082020105215.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIGAR PEREIRA DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "EDIGAR SILVA" "autor_email" => "edigarpereirafilho@gmail." "autor_ies" => "IBP" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68080 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 4275 "titulo" => """ AULA INVERTIDA – INOVAÇÃO OU DELEGAÇÃO PERVERSA?\r\n UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DESTE MÉTODO EM TURMAS DE\r\n EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA. """ "resumo" => """ CRIADO HÁ POUCO MAIS DE DEZ ANOS, O MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE SALA DE AULA É MAIS UMA DAS\r\n OPÇÕES DESTACADAS PELAS METODOLOGIAS ATIVAS; ESCOLAS TÊM ADAPTADO A TENDÊNCIA A SEUS PRÓPRIOS\r\n MÉTODOS NA BUSCA POR RESULTADOS AINDA MAIS EFICAZES. NOVAS FERRAMENTAS, PRINCIPALMENTE BASEADAS EM\r\n TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DÃO ESPAÇO AO QUE CHAMAMOS DE ENSINO HÍBRIDO, CUJA INTENÇÃO É OFERECER\r\n DIVERSAS OPÇÕES DE APRENDIZADO AO ALUNO. UMA DAS METODOLOGIAS ATIVAS INSERIDAS NESSE CENÁRIO, E QUE\r\n CADA VEZ MAIS GANHA A ATENÇÃO DE GESTORES ESCOLARES É A SALA DE AULA INVERTIDA, QUE, DE MANEIRA\r\n RESUMIDA, TRAZ O ALUNO COMO EXPLORADOR DO CONTEÚDO E O PROFESSOR COM O PAPEL (NÃO MENOS\r\n IMPORTANTE) DE MEDIADOR DO APRENDIZADO. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PREOCUPAÇÃO QUE SE FAZ\r\n PRESENTE: O ALUNO BRASILEIRO, EM ESPECIAL DAS TURMAS DE EJA NA ESCOLA PÚBLICA, COMPOSTA POR VÁRIOS\r\n SEGMENTOS DA POPULAÇÃO, ESTÁ PREPARADO PARA AS AULAS INVERTIDAS? APESAR DOS INÚMEROS RECURSOS E\r\n FONTES DE ESTUDO QUE A INTERNET PROPORCIONA EM GERAL A BASE EDUCACIONAL DO ALUNO NÃO É BOA,\r\n PRINCIPALMENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. COMO DEIXAR A CONDUÇÃO DOS ESTUDOS NAS MÃOS\r\n DESSES ESTUDANTES? ISSO É INOVAÇÃO OU DELEGAÇÃO PERVERSA? MAS A VIDA É DESAFIO E A AULA INVERTIDA É\r\n UM QUE SE APRESENTA PARA A SOCIEDADE ACADÊMICA ATUAL. E APESAR DE TUDO NÃO PODEMOS DESISTIR FICANDO\r\n INERTES, VAMOS EM FRENTE APARANDO AS ARESTAS NO MOMENTO ATUAL, QUANDO SURGE A OPORTUNIDADE DE\r\n REPENSAR ANTIGAS PRÁTICAS, DESCOBRIR OUTRAS, ENFIM, MELHORAR SEMPRE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "AULA INVERTIDA, ESCOLA PÚBLICA, PLATAFORMAS DIGITAIS, ENSINO HÍBRIDO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID4275_20082020105215.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIGAR PEREIRA DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "EDIGAR SILVA" "autor_email" => "edigarpereirafilho@gmail." "autor_ies" => "IBP" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }