AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR:
EXPERIÊNCIAS DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS III DA
UFPB
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68096 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 3617 "titulo" => """ AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR:\r\n EXPERIÊNCIAS DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS III DA\r\n UFPB """ "resumo" => """ RESUMO\r\n ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMPUS\r\n III DA UFPB, ANALISAM SUAS EXPERIÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PROPOSTOS PELOS\r\n DOCENTES DO REFERIDO CURSO. O ENSINO SUPERIOR NÃO ESTÁ LIVRE DE PROBLEMAS QUANDO O ASSUNTO É\r\n AVALIAÇÃO. É POSSÍVEL PERCEBER SITUAÇÕES HISTORICAMENTE IDENTIFICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO\r\n INSTRUMENTOS INADEQUADOS, FALTA DE PREPARO DOS PROFESSORES, USO EXCLUSIVO DE PROVAS,\r\n COMPETIÇÃO, EXCLUSÃO OU UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA OU COMPARAÇÃO\r\n ENTRE DISCENTES. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA UTILIZOU O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO\r\n PARA LEVANTAMENTO DOS DADOS, QUE FORAM APLICADOS A ESTUDANTES DE DIFERENTES PERÍODOS DO CURSO\r\n DE PEDAGOGIA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ UM PREDOMÍNIO DE INSTRUMENTOS MAIS\r\n TRADICIONAIS, A EXEMPLO DA PROVA, EM DETRIMENTO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CARÁTER MAIS\r\n PROCESSUAL E FORMATIVO. OS ALUNOS CONCLUINTES E ÀQUELES QUE INGRESSARAM NO CURSO,\r\n RECENTEMENTE, DEFENDEM A PROPOSTA DE QUE É PRECISO DIVERSIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO PARA\r\n QUE O DISCURSO DOS PROFESSORES E OS ESTUDOS TEÓRICOS DESENVOLVIDOS TENHAM COERÊNCIA E\r\n PROMOVAM EXPERIÊNCIAS DE NOVAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DE\r\n AVALIAÇÃO PODE CONDUZIR AOS DOCENTES EM FORMAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS E\r\n INCLUSIVAS NO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, CURSO DE PEDAGOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID3617_14072020195940.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TUANE GOMES SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "TUANE GOMES" "autor_email" => "c.sinesio@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68096 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 3617 "titulo" => """ AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR:\r\n EXPERIÊNCIAS DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS III DA\r\n UFPB """ "resumo" => """ RESUMO\r\n ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMPUS\r\n III DA UFPB, ANALISAM SUAS EXPERIÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PROPOSTOS PELOS\r\n DOCENTES DO REFERIDO CURSO. O ENSINO SUPERIOR NÃO ESTÁ LIVRE DE PROBLEMAS QUANDO O ASSUNTO É\r\n AVALIAÇÃO. É POSSÍVEL PERCEBER SITUAÇÕES HISTORICAMENTE IDENTIFICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO\r\n INSTRUMENTOS INADEQUADOS, FALTA DE PREPARO DOS PROFESSORES, USO EXCLUSIVO DE PROVAS,\r\n COMPETIÇÃO, EXCLUSÃO OU UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA OU COMPARAÇÃO\r\n ENTRE DISCENTES. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA UTILIZOU O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO\r\n PARA LEVANTAMENTO DOS DADOS, QUE FORAM APLICADOS A ESTUDANTES DE DIFERENTES PERÍODOS DO CURSO\r\n DE PEDAGOGIA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ UM PREDOMÍNIO DE INSTRUMENTOS MAIS\r\n TRADICIONAIS, A EXEMPLO DA PROVA, EM DETRIMENTO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CARÁTER MAIS\r\n PROCESSUAL E FORMATIVO. OS ALUNOS CONCLUINTES E ÀQUELES QUE INGRESSARAM NO CURSO,\r\n RECENTEMENTE, DEFENDEM A PROPOSTA DE QUE É PRECISO DIVERSIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO PARA\r\n QUE O DISCURSO DOS PROFESSORES E OS ESTUDOS TEÓRICOS DESENVOLVIDOS TENHAM COERÊNCIA E\r\n PROMOVAM EXPERIÊNCIAS DE NOVAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DE\r\n AVALIAÇÃO PODE CONDUZIR AOS DOCENTES EM FORMAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS E\r\n INCLUSIVAS NO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, CURSO DE PEDAGOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID3617_14072020195940.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TUANE GOMES SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "TUANE GOMES" "autor_email" => "c.sinesio@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }