AVALIAÇÃO EXTERNA (SAEPE) INFLUÊNCIAS NA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68110 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1951 "inscrito_id" => 6520 "titulo" => "AVALIAÇÃO EXTERNA (SAEPE) INFLUÊNCIAS NA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "ESTE ESTUDO ABORDA A RELEV?NCIA DOS PROFESSORES DIANTE DOS DESCRITORES DA AVALIA??O DO SAEPE, OBSERVANDO A AVALIA??O SE CUMPRI OS OBJETIVOS DESEJADOS A CADA ANO LETIVO, SE A ESCOLA ESTA CONTEMPLANDO AS MATRIZES CURRICULARES DOS DESCRITORES DA AVALIA??O SAEPE NA PR?TICA EDUCATIVA, E O QUE OS PROFESSORES FAZEM PARA ADAPTAREM-SE AS MATRIZES DE REFER?NCIA. TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCA??O B?SICA. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, COMO COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DE QUESTION?RIOS SEMIESTRUTURADO COM RESPOSTAS SUBJETIVAS E OBJETIVAS SOBRE A TEM?TICA. BUSCA POSS?VEIS INTERLOCU??ES COM AS PRODU??ES DE: AFONSO (2016), FREITAS (2014), HOFFMANN (2014), LIB?NEO (2015), LUCKESI (2015), PERRENOUD (2014), E ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS REVELAM QUE A AVALIA??O EM LARGA ESCALA TEM SIDO UTILIZADA ENQUANTO DISPOSITIVO DE REGULA??O EDUCACIONAL DIANTE DOS DESCRITORES VIVENCIADOS NA ROTINA ESCOLAR, CUJA PREOCUPA??O EST? FOCADA NO CONTROLE DOS RESULTADOS E N?O NOS PROCEDIMENTOS DI?RIOS DA AQUISI??O DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA DOS ANOS INICIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO, PRÁXIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6520_18092020201306.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA CRISTINA BERNARDO SILVA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA COSTA" "autor_email" => "rosangelacosta-32@hotmail" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (FAINTVISA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68110 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1951 "inscrito_id" => 6520 "titulo" => "AVALIAÇÃO EXTERNA (SAEPE) INFLUÊNCIAS NA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "ESTE ESTUDO ABORDA A RELEV?NCIA DOS PROFESSORES DIANTE DOS DESCRITORES DA AVALIA??O DO SAEPE, OBSERVANDO A AVALIA??O SE CUMPRI OS OBJETIVOS DESEJADOS A CADA ANO LETIVO, SE A ESCOLA ESTA CONTEMPLANDO AS MATRIZES CURRICULARES DOS DESCRITORES DA AVALIA??O SAEPE NA PR?TICA EDUCATIVA, E O QUE OS PROFESSORES FAZEM PARA ADAPTAREM-SE AS MATRIZES DE REFER?NCIA. TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCA??O B?SICA. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, COMO COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DE QUESTION?RIOS SEMIESTRUTURADO COM RESPOSTAS SUBJETIVAS E OBJETIVAS SOBRE A TEM?TICA. BUSCA POSS?VEIS INTERLOCU??ES COM AS PRODU??ES DE: AFONSO (2016), FREITAS (2014), HOFFMANN (2014), LIB?NEO (2015), LUCKESI (2015), PERRENOUD (2014), E ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS REVELAM QUE A AVALIA??O EM LARGA ESCALA TEM SIDO UTILIZADA ENQUANTO DISPOSITIVO DE REGULA??O EDUCACIONAL DIANTE DOS DESCRITORES VIVENCIADOS NA ROTINA ESCOLAR, CUJA PREOCUPA??O EST? FOCADA NO CONTROLE DOS RESULTADOS E N?O NOS PROCEDIMENTOS DI?RIOS DA AQUISI??O DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA DOS ANOS INICIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO, PRÁXIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6520_18092020201306.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA CRISTINA BERNARDO SILVA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA COSTA" "autor_email" => "rosangelacosta-32@hotmail" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (FAINTVISA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }