BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: PROBLEMATIZAÇÃO DA INSERÇÃO À ATUALIDADE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68125 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2338 "inscrito_id" => 4472 "titulo" => "BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: PROBLEMATIZAÇÃO DA INSERÇÃO À ATUALIDADE" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER COMO SE DEU O INÍCIO E DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE DE ENSINO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL E QUAIS OBJETIVOS DESSA INSERÇÃO E SEU DESENVOLVIMENTO. NOSSA METODOLOGIA FOI UM ESTUDO TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, QUE TEM COMO BASE DE ANÁLISE O MATERIALISMO DIALÉTICO DE MARX, BUSCANDO EXPLICAÇÕES NA PROBLEMÁTICA DO OBJETO. UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL: MARX E ENGELS (2008), SILVA (2011), ALVES (2005) E ALVES (2009). COMO RESULTADOS CHEGAMOS A UM ALERTA ACERCA DA DISSEMINAÇÃO DESSA MODALIDADE COMO VIA DE ACESSO PRIVILEGIADA PARA CLASSE TRABALHADORA, UM MODELO DE ENSINO MASSIFICADO, COMPRIMINDO QUE COMPROMETE A QUALIDADE DO ENSINO PARA ATENDER À LÓGICA CAPITALISTA. QUE NUM FUTURO PRÓXIMO ESSAS NOVAS FORMAS DE ENSINO PODERÃO SER ADOTADAS COMO ÚNICA VIA DE ENSINO. E QUE CADA VEZ MAIS BUSQUEMOS COMPREENDER QUE HÁ UM MEIO DE SUPERAR ESSA HEGEMONIA, COM AJUDA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, SINDICATOS, ORGANIZAÇÕES E UNIVERSIDADES, NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, DE QUALIDADE E GRATUITA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "TRABALHO., PRECARIZAÇÃO DO ENSINO, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA3_ID4472_30092020211009.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELA GALENO SOARES" "autor_nome_curto" => "MANOELA GALENO" "autor_email" => "manusoares22@hotmail.com" "autor_ies" => "UEVA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68125 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2338 "inscrito_id" => 4472 "titulo" => "BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: PROBLEMATIZAÇÃO DA INSERÇÃO À ATUALIDADE" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER COMO SE DEU O INÍCIO E DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE DE ENSINO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL E QUAIS OBJETIVOS DESSA INSERÇÃO E SEU DESENVOLVIMENTO. NOSSA METODOLOGIA FOI UM ESTUDO TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, QUE TEM COMO BASE DE ANÁLISE O MATERIALISMO DIALÉTICO DE MARX, BUSCANDO EXPLICAÇÕES NA PROBLEMÁTICA DO OBJETO. UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL: MARX E ENGELS (2008), SILVA (2011), ALVES (2005) E ALVES (2009). COMO RESULTADOS CHEGAMOS A UM ALERTA ACERCA DA DISSEMINAÇÃO DESSA MODALIDADE COMO VIA DE ACESSO PRIVILEGIADA PARA CLASSE TRABALHADORA, UM MODELO DE ENSINO MASSIFICADO, COMPRIMINDO QUE COMPROMETE A QUALIDADE DO ENSINO PARA ATENDER À LÓGICA CAPITALISTA. QUE NUM FUTURO PRÓXIMO ESSAS NOVAS FORMAS DE ENSINO PODERÃO SER ADOTADAS COMO ÚNICA VIA DE ENSINO. E QUE CADA VEZ MAIS BUSQUEMOS COMPREENDER QUE HÁ UM MEIO DE SUPERAR ESSA HEGEMONIA, COM AJUDA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, SINDICATOS, ORGANIZAÇÕES E UNIVERSIDADES, NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, DE QUALIDADE E GRATUITA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "TRABALHO., PRECARIZAÇÃO DO ENSINO, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA3_ID4472_30092020211009.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELA GALENO SOARES" "autor_nome_curto" => "MANOELA GALENO" "autor_email" => "manusoares22@hotmail.com" "autor_ies" => "UEVA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }