BULLYING ESCOLAR E A INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68135 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 2430 "titulo" => "BULLYING ESCOLAR E A INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO FAVORECER DISCUSS?ES SOBRE SE (E COMO) APARECEM IND?CIOS DE BULLYING NA INF?NCIA, CONSIDERANDO OS ESTADOS DE AGRESSIVIDADE. O BULLYING ESCOLAR REFERE-SE A COMPORTAMENTOS INTENCIONAIS E REPETITIVOS DE CAR?TER AGRESSIVO, OPRESSOR OU AMEA?ADOR NA RELA??O ENTRE PARES, DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR. INSTAURA-SE UM DESEQUIL?BRIO DE FOR?AS, ONDE A V?TIMA N?O POSSUI RECURSOS PARA SE DEFENDER. DEVIDO ?S TRANSFORMA??ES HORMONAIS, SOCIAIS, PSICOL?GICAS E EMOCIONAIS T?PICAS DA ADOLESC?NCIA, OS ADOLESCENTES EST?O MAIS SUSCET?VEIS A SE ENGAJAREM EM SITUA??ES DE BULLYING, ENT?O, ? NESTE PER?ODO QUE SE CONCENTRAM AS PESQUISAS SOBRE BULLYING, ESPECIALMENTE NO BRASIL. NO ENTANTO, O QUE ACONTECE NA INF?NCIA? N?O EXISTE BULLYING? DESSE MODO, A PROPOSTA DO ARTIGO SURGE DA CONSTATA??O DE LACUNAS DE ESTUDOS SOBRE BULLYING ESCOLAR NA INF?NCIA, E PROCUROU SE DEBRU?AR SOBRE O BULLYING NESTE PER?ODO, ARTICULANDO COM ESTUDOS SOBRE AGRESSIVIDADE, NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO MORAL E COGNITIVO NUMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA CONCLUI-SE QUE NA PRIMEIRA INF?NCIA MESMO SEM A CONSCI?NCIA DAS CONSEQU?NCIAS DOS COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS, COMUNS DO DESENVOLVIMENTO MORAL E COGNITIVO DAS CRIAN?AS, AINDA ASSIM, ? POSS?VEL IDENTIFICAR PR?TICAS DE BULLYING NA INF?NCIA, EXATAMENTE PELO SOFRIMENTO QUE GERAM, PELA REPETI??O, O CAR?TER AGRESSIVO E HUMILHANTE DOS COMPORTAMENTOS, SOMADO A DIFICULDADE DAS CRIAN?AS-V?TIMAS DE SE DEFENDEREM. PORTANTO, BUSCOU-SE FOMENTAR REFLEX?ES QUE LEVEM ? G?NESE DE COMPORTAMENTOS DE BULLYING, TOMANDO A AGRESSIVIDADE COMO UM PREDITOR. ASSIM COMO, APONTA-SE A NECESSIDADE DE OLHAR PARA O UNIVERSO INFANTIL COM ESTRAT?GIAS DE PREVEN??O, ANTES DE O FEN?MENO SER INSTAURADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "BULLYING ESCOLAR, INFÂNCIA, AGRESSIVIDADE, ESCOLA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID2430_08062020111051.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA PEREIRA DE ALBUQUERQUE " "autor_nome_curto" => "AMANDA ALBUQUERQUE" "autor_email" => "amanda.palbuquerque@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68135 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 2430 "titulo" => "BULLYING ESCOLAR E A INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO FAVORECER DISCUSS?ES SOBRE SE (E COMO) APARECEM IND?CIOS DE BULLYING NA INF?NCIA, CONSIDERANDO OS ESTADOS DE AGRESSIVIDADE. O BULLYING ESCOLAR REFERE-SE A COMPORTAMENTOS INTENCIONAIS E REPETITIVOS DE CAR?TER AGRESSIVO, OPRESSOR OU AMEA?ADOR NA RELA??O ENTRE PARES, DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR. INSTAURA-SE UM DESEQUIL?BRIO DE FOR?AS, ONDE A V?TIMA N?O POSSUI RECURSOS PARA SE DEFENDER. DEVIDO ?S TRANSFORMA??ES HORMONAIS, SOCIAIS, PSICOL?GICAS E EMOCIONAIS T?PICAS DA ADOLESC?NCIA, OS ADOLESCENTES EST?O MAIS SUSCET?VEIS A SE ENGAJAREM EM SITUA??ES DE BULLYING, ENT?O, ? NESTE PER?ODO QUE SE CONCENTRAM AS PESQUISAS SOBRE BULLYING, ESPECIALMENTE NO BRASIL. NO ENTANTO, O QUE ACONTECE NA INF?NCIA? N?O EXISTE BULLYING? DESSE MODO, A PROPOSTA DO ARTIGO SURGE DA CONSTATA??O DE LACUNAS DE ESTUDOS SOBRE BULLYING ESCOLAR NA INF?NCIA, E PROCUROU SE DEBRU?AR SOBRE O BULLYING NESTE PER?ODO, ARTICULANDO COM ESTUDOS SOBRE AGRESSIVIDADE, NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO MORAL E COGNITIVO NUMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA CONCLUI-SE QUE NA PRIMEIRA INF?NCIA MESMO SEM A CONSCI?NCIA DAS CONSEQU?NCIAS DOS COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS, COMUNS DO DESENVOLVIMENTO MORAL E COGNITIVO DAS CRIAN?AS, AINDA ASSIM, ? POSS?VEL IDENTIFICAR PR?TICAS DE BULLYING NA INF?NCIA, EXATAMENTE PELO SOFRIMENTO QUE GERAM, PELA REPETI??O, O CAR?TER AGRESSIVO E HUMILHANTE DOS COMPORTAMENTOS, SOMADO A DIFICULDADE DAS CRIAN?AS-V?TIMAS DE SE DEFENDEREM. PORTANTO, BUSCOU-SE FOMENTAR REFLEX?ES QUE LEVEM ? G?NESE DE COMPORTAMENTOS DE BULLYING, TOMANDO A AGRESSIVIDADE COMO UM PREDITOR. ASSIM COMO, APONTA-SE A NECESSIDADE DE OLHAR PARA O UNIVERSO INFANTIL COM ESTRAT?GIAS DE PREVEN??O, ANTES DE O FEN?MENO SER INSTAURADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "BULLYING ESCOLAR, INFÂNCIA, AGRESSIVIDADE, ESCOLA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID2430_08062020111051.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA PEREIRA DE ALBUQUERQUE " "autor_nome_curto" => "AMANDA ALBUQUERQUE" "autor_email" => "amanda.palbuquerque@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }