COMPETÊNCIA INTERCULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM PROJETO VIRTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68172 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1780 "inscrito_id" => 501 "titulo" => "COMPETÊNCIA INTERCULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM PROJETO VIRTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL É UM DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, EM QUE É PRECISO PREPARAR OS JOVENS PARA O MUNDO GLOBALIZADO, DINÂMICO, FLUIDO E MULTICULTURAL EM QUE VIVEMOS. COM BASE NAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), O PROJETO INTITULADO ENCONTRO INTERCULTURAL FOI ORGANIZADO NO COLÉGIO ESTADUAL EDITH MACHADO BOAVENTURA (CEEMB), LOCALIZADO EM UM BAIRRO PERIFÉRICO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA- BA. ESSA INICIATIVA TEVE COMO PÚBLICO-ALVO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO CEEMB. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 E A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA BAHIA, OS ESTUDANTES CONVERSARAM COM DEZESSETE ESTRANGEIROS DE PAÍSES DIFERENTES POR VIDEOCONFERÊNCIA, APÓS PESQUISAS E DISCUSSÕES PRÉVIAS. ESSE PROJETO DE INTERCÂMBIO LINGUÍSTICO E CULTURAL TEVE COMO OBJETIVO OFERECER AOS ESTUDANTES UMA OPORTUNIDADE DE INSERIR-SE COMO CIDADÃOS GLOBAIS, PERCEBENDO A REALIDADE DA COMPLEXIDADE SOCIAL E ADQUIRINDO VALORES COMO EMPATIA, PENSAMENTO CRÍTICO, RESPEITO E TRABALHO COOPERATIVO. OS RESULTADOS DA PESQUISA REVELAM QUE OS PARTICIPANTES AUMENTARAM A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA E FORAM AJUDADOS A RECONHECÊ-LA COMO LÍNGUA FRANCA, OU SEJA, COMO MEIO GLOBAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE COMUNIDADES EM QUE O INGLÊS NÃO É A LÍNGUA NATIVA. AO MESMO TEMPO, PUDERAM APRENDER A VALORIZAR A SUA PRÓPRIA CULTURA, DESCONSTRUIR PRECONCEITOS, QUESTIONAR ESTEREÓTIPOS E AUMENTAR SEU RESPEITO PELAS CRENÇAS, VALORES E HÁBITOS DE PESSOAS DE OUTRAS CULTURAS. O PRESENTE TRABALHO APOIA-SE NO ENTENDIMENTO DE QUE O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL PODE AJUDAR A CONSTRUIR UM MUNDO MAIS PLURALIZADO, JUSTO E INCLUSIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, CIDADANIA GLOBAL, COMPETÊNCIA INTERCULTURAL, EDUCAÇÃO, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID501_13092020135144.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUIZ PEREIRA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO LUIZ (JOHN)" "autor_email" => "costaluizjoao2@hotmail.co" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68172 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1780 "inscrito_id" => 501 "titulo" => "COMPETÊNCIA INTERCULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM PROJETO VIRTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL É UM DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, EM QUE É PRECISO PREPARAR OS JOVENS PARA O MUNDO GLOBALIZADO, DINÂMICO, FLUIDO E MULTICULTURAL EM QUE VIVEMOS. COM BASE NAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), O PROJETO INTITULADO ENCONTRO INTERCULTURAL FOI ORGANIZADO NO COLÉGIO ESTADUAL EDITH MACHADO BOAVENTURA (CEEMB), LOCALIZADO EM UM BAIRRO PERIFÉRICO DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA- BA. ESSA INICIATIVA TEVE COMO PÚBLICO-ALVO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO CEEMB. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020 E A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA BAHIA, OS ESTUDANTES CONVERSARAM COM DEZESSETE ESTRANGEIROS DE PAÍSES DIFERENTES POR VIDEOCONFERÊNCIA, APÓS PESQUISAS E DISCUSSÕES PRÉVIAS. ESSE PROJETO DE INTERCÂMBIO LINGUÍSTICO E CULTURAL TEVE COMO OBJETIVO OFERECER AOS ESTUDANTES UMA OPORTUNIDADE DE INSERIR-SE COMO CIDADÃOS GLOBAIS, PERCEBENDO A REALIDADE DA COMPLEXIDADE SOCIAL E ADQUIRINDO VALORES COMO EMPATIA, PENSAMENTO CRÍTICO, RESPEITO E TRABALHO COOPERATIVO. OS RESULTADOS DA PESQUISA REVELAM QUE OS PARTICIPANTES AUMENTARAM A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER A LÍNGUA INGLESA E FORAM AJUDADOS A RECONHECÊ-LA COMO LÍNGUA FRANCA, OU SEJA, COMO MEIO GLOBAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE COMUNIDADES EM QUE O INGLÊS NÃO É A LÍNGUA NATIVA. AO MESMO TEMPO, PUDERAM APRENDER A VALORIZAR A SUA PRÓPRIA CULTURA, DESCONSTRUIR PRECONCEITOS, QUESTIONAR ESTEREÓTIPOS E AUMENTAR SEU RESPEITO PELAS CRENÇAS, VALORES E HÁBITOS DE PESSOAS DE OUTRAS CULTURAS. O PRESENTE TRABALHO APOIA-SE NO ENTENDIMENTO DE QUE O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL PODE AJUDAR A CONSTRUIR UM MUNDO MAIS PLURALIZADO, JUSTO E INCLUSIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, CIDADANIA GLOBAL, COMPETÊNCIA INTERCULTURAL, EDUCAÇÃO, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID501_13092020135144.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUIZ PEREIRA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO LUIZ (JOHN)" "autor_email" => "costaluizjoao2@hotmail.co" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }