CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68191 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1954 "inscrito_id" => 7219 "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "AS PR?TICAS SOCIAIS S?O REALIZADAS POR UMA COMUNIDADE E POSSIBILITAM O ENSINO-APRENDIZAGEM VINCULADOS ?S RELA??ES ENTRE CI?NCIA, SOCIEDADE, CULTURA E COGNI??O. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A CONCEP??O DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO, SOBRE A UTILIZA??O DAS PR?TICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOL?GICA. DESSA FORMA, FORAM TRA?ADOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPEC?FICOS DE MODO A ALCAN?AR O OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR OS ELEMENTOS E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM QUE EVOLVEM AS PR?TICAS SOCIAIS NO ENSINO, IDENTIFICANDO SUA UTILIZA??O NA FORMA??O DE PROFESSORES DE MATEM?TICA; CONHECER A COMPREENS?O DOS PROFESSORES DO ENSINO B?SICO ACERCA DAS PR?TICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOL?GICA PARA AS AULAS DE MATEM?TICA; DESCREVER OS RESULTADOS DAS CONCEP??ES DOS PROFESSORES E AS PERSPECTIVAS DELES EM RELA??O AS PR?TICAS SOCIAIS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA. PARA A REALIZA??O DESSA PESQUISA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, ATRAV?S DE LEITURAS DE MATERIAIS ELABORADOS SOBRE O TEMA, POSTERIORMENTE FOI APLICADO UM QUESTION?RIO COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO, COM A FINALIDADE DE CONHECER A OPINI?O DOS PARTICIPANTES A RESPEITO DO USO DAS PR?TICAS SOCIAIS NAS AULAS DE MATEM?TICA. OBSERVOU-SE QUE A PARTIR DAS PR?TICAS SOCIAIS, OS PROFESSORES PODERIAM EST? LEVANDO EST? METODOLOGIA PARA AS SUAS AULAS, PARA PROVOCAR NELES E EM SEUS ALUNOS O EXERC?CIO DO PENSAR, LEVANDO-OS A PERCEBER A MATEM?TICA COMO UMA CRIA??O HUMANA, INCENTIVANDO-OS A BUSCAR RAZ?ES PELAS QUAIS ? FEITA, ASSIM COMO A RELA??O QUE A MATEM?TICA TEM COM OUTROS CONTE?DOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PRÁTICAS SOCIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE MATEMÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7219_19092020003047.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO BRUNO NASCIMENTO DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "BRUNO NASCIMENTO" "autor_email" => "profbruno29@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68191 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1954 "inscrito_id" => 7219 "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "AS PR?TICAS SOCIAIS S?O REALIZADAS POR UMA COMUNIDADE E POSSIBILITAM O ENSINO-APRENDIZAGEM VINCULADOS ?S RELA??ES ENTRE CI?NCIA, SOCIEDADE, CULTURA E COGNI??O. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A CONCEP??O DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO, SOBRE A UTILIZA??O DAS PR?TICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOL?GICA. DESSA FORMA, FORAM TRA?ADOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPEC?FICOS DE MODO A ALCAN?AR O OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR OS ELEMENTOS E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM QUE EVOLVEM AS PR?TICAS SOCIAIS NO ENSINO, IDENTIFICANDO SUA UTILIZA??O NA FORMA??O DE PROFESSORES DE MATEM?TICA; CONHECER A COMPREENS?O DOS PROFESSORES DO ENSINO B?SICO ACERCA DAS PR?TICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOL?GICA PARA AS AULAS DE MATEM?TICA; DESCREVER OS RESULTADOS DAS CONCEP??ES DOS PROFESSORES E AS PERSPECTIVAS DELES EM RELA??O AS PR?TICAS SOCIAIS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA. PARA A REALIZA??O DESSA PESQUISA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, ATRAV?S DE LEITURAS DE MATERIAIS ELABORADOS SOBRE O TEMA, POSTERIORMENTE FOI APLICADO UM QUESTION?RIO COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO, COM A FINALIDADE DE CONHECER A OPINI?O DOS PARTICIPANTES A RESPEITO DO USO DAS PR?TICAS SOCIAIS NAS AULAS DE MATEM?TICA. OBSERVOU-SE QUE A PARTIR DAS PR?TICAS SOCIAIS, OS PROFESSORES PODERIAM EST? LEVANDO EST? METODOLOGIA PARA AS SUAS AULAS, PARA PROVOCAR NELES E EM SEUS ALUNOS O EXERC?CIO DO PENSAR, LEVANDO-OS A PERCEBER A MATEM?TICA COMO UMA CRIA??O HUMANA, INCENTIVANDO-OS A BUSCAR RAZ?ES PELAS QUAIS ? FEITA, ASSIM COMO A RELA??O QUE A MATEM?TICA TEM COM OUTROS CONTE?DOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PRÁTICAS SOCIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE MATEMÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7219_19092020003047.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO BRUNO NASCIMENTO DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "BRUNO NASCIMENTO" "autor_email" => "profbruno29@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }