CONFECÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AUXÍLIO À APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68195 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 4789 "titulo" => "CONFECÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AUXÍLIO À APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS" "resumo" => "O USO DE MÍDIAS TEM CRESCIDO EXPONENCIALMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS, E EM MEIO A ESTA PANDEMIA, ÀS AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS TORNARAM-SE PRESENTES NO COTIDIANO DO ALUNO, ESTE QUE NOS PRIMEIROS DIAS TIVERAM A RESPONSABILIDADE DE ADAPTAR-SE AO NOVO MÉTODO ESCOLAR. DESTE MODO, ESTE TRABALHO TEM COMO IDEIA CENTRAL À SUPERAÇÃO ENTRE OS VÉRTICES DA TEORIA, MÍDIAS TECNOLÓGICAS E JOGOS, UMA VEZ QUE O ACESSO À INTERNET E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS SÃO OPÇÕES BEM-VINDAS AOS PROFESSORES PARA COMPLEMENTAREM SUAS AULAS SÍNCRONAS, ONDE SABE-SE QUE TRABALHOS EM MÍDIA SÃO ATRAENTES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ALUNO. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, COM FOCO UNIDADE TEMÁTICA MATÉRIA E ENERGIA, SENDO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DOS 5ºS ANOS (A E B) DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SANTIAGO/RS. ESTE JOGO FOI APRESENTADO VIA GOOGLE MEET EM AULAS SÍNCRONAS E, PARA A SÍNTESE DO CONTEÚDO E DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, FOI CRIADO UM JOGO EM MODELO DE TABULEIRO, SENDO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA PLATAFORMA POWERPOINT. SUAS REGRAS BASEIAM-SE EM ACERTAR OU ERRAR QUESTÕES PARA CADA QUADRANTE, ONDE AO ACERTAR UMA QUESTÃO O ALUNO AVANÇA PARA A PRÓXIMO CASA E AO ERRAR, VOLTA UMA CASA. IMPORTANTE RESSALTAR QUE MÍDIAS TECNOLÓGICAS E JOGOS SÃO IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS, PORTANTO, NOTOU-SE EM SÍNTESE A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, A CAPACIDADE DE INTEGRAÇÃO, A EXPERIÊNCIA E APRENDIZAGEM EM MEIO A ATIVIDADE SÍNCRONA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ATIVIDADE SÍNCRONA, CIÊNCIAS, JOGO DIDÁTICO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4789_08082020175840.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHEL PIMENTEL LOPES" "autor_nome_curto" => "MICHEL LOPES" "autor_email" => "biomichellopes@outlook.co" "autor_ies" => "ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68195 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 4789 "titulo" => "CONFECÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AUXÍLIO À APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS" "resumo" => "O USO DE MÍDIAS TEM CRESCIDO EXPONENCIALMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS, E EM MEIO A ESTA PANDEMIA, ÀS AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS TORNARAM-SE PRESENTES NO COTIDIANO DO ALUNO, ESTE QUE NOS PRIMEIROS DIAS TIVERAM A RESPONSABILIDADE DE ADAPTAR-SE AO NOVO MÉTODO ESCOLAR. DESTE MODO, ESTE TRABALHO TEM COMO IDEIA CENTRAL À SUPERAÇÃO ENTRE OS VÉRTICES DA TEORIA, MÍDIAS TECNOLÓGICAS E JOGOS, UMA VEZ QUE O ACESSO À INTERNET E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS SÃO OPÇÕES BEM-VINDAS AOS PROFESSORES PARA COMPLEMENTAREM SUAS AULAS SÍNCRONAS, ONDE SABE-SE QUE TRABALHOS EM MÍDIA SÃO ATRAENTES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ALUNO. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, COM FOCO UNIDADE TEMÁTICA MATÉRIA E ENERGIA, SENDO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DOS 5ºS ANOS (A E B) DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SANTIAGO/RS. ESTE JOGO FOI APRESENTADO VIA GOOGLE MEET EM AULAS SÍNCRONAS E, PARA A SÍNTESE DO CONTEÚDO E DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, FOI CRIADO UM JOGO EM MODELO DE TABULEIRO, SENDO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA PLATAFORMA POWERPOINT. SUAS REGRAS BASEIAM-SE EM ACERTAR OU ERRAR QUESTÕES PARA CADA QUADRANTE, ONDE AO ACERTAR UMA QUESTÃO O ALUNO AVANÇA PARA A PRÓXIMO CASA E AO ERRAR, VOLTA UMA CASA. IMPORTANTE RESSALTAR QUE MÍDIAS TECNOLÓGICAS E JOGOS SÃO IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS, PORTANTO, NOTOU-SE EM SÍNTESE A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, A CAPACIDADE DE INTEGRAÇÃO, A EXPERIÊNCIA E APRENDIZAGEM EM MEIO A ATIVIDADE SÍNCRONA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ATIVIDADE SÍNCRONA, CIÊNCIAS, JOGO DIDÁTICO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4789_08082020175840.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHEL PIMENTEL LOPES" "autor_nome_curto" => "MICHEL LOPES" "autor_email" => "biomichellopes@outlook.co" "autor_ies" => "ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }