CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68236 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1094 "inscrito_id" => 1778 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "A MATEMÁTICA É CLASSIFICADA POR MUITOS COMO VILÃ DO MUNDO, PORÉM PROFISSIONAIS DA ÁREA PROCURAM DESMITIFICAR ESSA TEORIA. O PRESENTE ARTIGO ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DOS JOGOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DESSA DISCIPLINA E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR AS INFLUÊNCIA DO USO DOS JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. MOSTRAREMOS JOGOS, SUAS FORMAS E COMO DEVEM SER UTILIZADOS, POIS OS MESMOS PROPORCIONAM DIVERSÃO, ENTRETENIMENTO E ATRAEM ATENÇÃO DO ALUNO E QUANDO TRABALHADOS CORRETAMENTE PRODUZEM UM MAIOR RENDIMENTOS PARA OS ESTUDANTES. CONSIDERANDO QUE OS JOGOS ESTIMULA O RACIOCINO LÓGICO E DESENVOLVE A COMPREENSÃO DOS ALUNOS OS MESMO DEVEM SER INSERIDOS NAS AULAS DE FORMA CLARA E OBJETIVA, HAVENDO TODA UMA PREPARAÇÃO DO DOCENTE. O MESMO PRECISA CONHECER O MATERIAL QUE VAI SER TRABALHADO COM O ALUNO, TRAÇAR OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS, PARA QUE NÃO SEJA VISTO APENAS COMO PASSATEMPO OU SIMPLESMENTE UM MOMENTO DE LAZER, E SIM COMO SENDO UM MOMENTO DE APRENDIZADO. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E BASEOU-SE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAL. NOTAMOS QUE OS JOGOS SE USADOS DA FORMA CORRETA E COM UM INTUITO EDUCATIVO, PODEM SE TORNAR UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, PODEM TORNAR O CONTEÚDO MAIS ATRATIVO E SIMPLES DE SER COMPREENDIDO, DESPERTAR A AUTONOMIA DO ALUNO, BEM COMO MOTIVAR E PROMOVER UMA AULA INOVADORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, JOGOS, MATEMÁTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1778_31082020152851.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA LOPES DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "VERA LÚCIA LOPES" "autor_email" => "veralucia130715@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68236 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1094 "inscrito_id" => 1778 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "A MATEMÁTICA É CLASSIFICADA POR MUITOS COMO VILÃ DO MUNDO, PORÉM PROFISSIONAIS DA ÁREA PROCURAM DESMITIFICAR ESSA TEORIA. O PRESENTE ARTIGO ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DOS JOGOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DESSA DISCIPLINA E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR AS INFLUÊNCIA DO USO DOS JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. MOSTRAREMOS JOGOS, SUAS FORMAS E COMO DEVEM SER UTILIZADOS, POIS OS MESMOS PROPORCIONAM DIVERSÃO, ENTRETENIMENTO E ATRAEM ATENÇÃO DO ALUNO E QUANDO TRABALHADOS CORRETAMENTE PRODUZEM UM MAIOR RENDIMENTOS PARA OS ESTUDANTES. CONSIDERANDO QUE OS JOGOS ESTIMULA O RACIOCINO LÓGICO E DESENVOLVE A COMPREENSÃO DOS ALUNOS OS MESMO DEVEM SER INSERIDOS NAS AULAS DE FORMA CLARA E OBJETIVA, HAVENDO TODA UMA PREPARAÇÃO DO DOCENTE. O MESMO PRECISA CONHECER O MATERIAL QUE VAI SER TRABALHADO COM O ALUNO, TRAÇAR OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS, PARA QUE NÃO SEJA VISTO APENAS COMO PASSATEMPO OU SIMPLESMENTE UM MOMENTO DE LAZER, E SIM COMO SENDO UM MOMENTO DE APRENDIZADO. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E BASEOU-SE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAL. NOTAMOS QUE OS JOGOS SE USADOS DA FORMA CORRETA E COM UM INTUITO EDUCATIVO, PODEM SE TORNAR UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, PODEM TORNAR O CONTEÚDO MAIS ATRATIVO E SIMPLES DE SER COMPREENDIDO, DESPERTAR A AUTONOMIA DO ALUNO, BEM COMO MOTIVAR E PROMOVER UMA AULA INOVADORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, JOGOS, MATEMÁTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1778_31082020152851.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA LOPES DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "VERA LÚCIA LOPES" "autor_email" => "veralucia130715@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }