DESAFIOS EXPLICITADOS POR FAMÍLIAS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68299 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1157 "inscrito_id" => 4949 "titulo" => "DESAFIOS EXPLICITADOS POR FAMÍLIAS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "A PANDEMIA DE COVID 19 IMPÔS DESAFIOS PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) E SUAS FAMÍLIAS, EXIGINDO O REAJUSTE DE ROTINAS E NOVAS FORMAS DE GERIR O COTIDIANO, DEVIDO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL, O QUE FEZ COM QUE AS CRIANÇAS APRESENTASSEM MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS QUE DEMANDARAM TANTO DAS FAMÍLIAS QUANTO DOS PROFESSORES A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DIFERENTES E INOVADORAS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI IDENTIFICAR OS DESAFIOS QUE AS FAMÍLIAS MENCIONADAS VÊM ENFRENTANDO DURANTE A PANDEMIA, EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO APLICADO A ALGUNS PAIS DE CRIANÇAS COM TEA DE UM MUNICÍPIO DO GRANDE ABC PAULISTA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE LIDAR COM O HOME OFFICE, PARA ALGUMAS FAMÍLIAS, E COM O DESEMPREGO, PARA AS OUTRAS, BEM COMO COM A PRIVAÇÃO SOCIAL, A MUDANÇA NA ROTINA E A FALTA DE TERAPIAS, CONTRIBUÍRAM PARA QUE OS ALUNOS COM TEA PERDESSEM O INTERESSE PELAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS ENVIADAS PELAS ESCOLAS. TAIS DADOS APONTAM, TAMBÉM, PARA A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS INTERSETORIAIS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS. NO ÂMBITO DAS ESCOLAS, OS PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO E MANUTENÇÃO A ESSES GRUPOS E OS ESFORÇOS EMPREENDIDOS PARA MANTER VÍNCULOS, POR MEIO DE REDES SOCIAIS, MOSTRARAM-SE COMO ESTRATÉGIAS POSITIVAS PARA ASSEGURAR O DIREITO À APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TEA, MESMO DIANTE DAS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA10_ID4949_31082020191425.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DE LOURDES DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.lourdes@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68299 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1157 "inscrito_id" => 4949 "titulo" => "DESAFIOS EXPLICITADOS POR FAMÍLIAS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "A PANDEMIA DE COVID 19 IMPÔS DESAFIOS PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) E SUAS FAMÍLIAS, EXIGINDO O REAJUSTE DE ROTINAS E NOVAS FORMAS DE GERIR O COTIDIANO, DEVIDO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL, O QUE FEZ COM QUE AS CRIANÇAS APRESENTASSEM MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS QUE DEMANDARAM TANTO DAS FAMÍLIAS QUANTO DOS PROFESSORES A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DIFERENTES E INOVADORAS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI IDENTIFICAR OS DESAFIOS QUE AS FAMÍLIAS MENCIONADAS VÊM ENFRENTANDO DURANTE A PANDEMIA, EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO APLICADO A ALGUNS PAIS DE CRIANÇAS COM TEA DE UM MUNICÍPIO DO GRANDE ABC PAULISTA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE LIDAR COM O HOME OFFICE, PARA ALGUMAS FAMÍLIAS, E COM O DESEMPREGO, PARA AS OUTRAS, BEM COMO COM A PRIVAÇÃO SOCIAL, A MUDANÇA NA ROTINA E A FALTA DE TERAPIAS, CONTRIBUÍRAM PARA QUE OS ALUNOS COM TEA PERDESSEM O INTERESSE PELAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS ENVIADAS PELAS ESCOLAS. TAIS DADOS APONTAM, TAMBÉM, PARA A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS INTERSETORIAIS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS. NO ÂMBITO DAS ESCOLAS, OS PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO E MANUTENÇÃO A ESSES GRUPOS E OS ESFORÇOS EMPREENDIDOS PARA MANTER VÍNCULOS, POR MEIO DE REDES SOCIAIS, MOSTRARAM-SE COMO ESTRATÉGIAS POSITIVAS PARA ASSEGURAR O DIREITO À APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TEA, MESMO DIANTE DAS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA10_ID4949_31082020191425.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DE LOURDES DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.lourdes@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }