SOMENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1990 A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PASSOU A SER PESQUISADA EM UMA PERSPECTIVA
ACADÊMICA NO BRASIL. O QUE TORNOU A DISCUSSÃO ACERCA DA ATUAÇÃO DE PROFESSORES EM LIBRAS TARDIA, POR
EXEMPLO. A PREPARAÇÃO DESTES PROFESSORES PARA O MEIO ACADÊMICO É UMA TAREFA ÁRDUA, POIS OS OBSTÁCULOS
SÃO INÚMEROS, DEVENDO ESTES ESTAREM APTOS A SE COMUNICAREM COM OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE ALUNOS
INDEPENDENTE DE SUAS CONDIÇÕES SENSORIAIS, MOTORAS, INTELECTUAIS, COMPORTAMENTAIS, ENTRE OUTRAS. NESTE
SENTIDO A PRESENTE PESQUISA BUSCOU ANALISAR OS OBSTÁCULOS NOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DOS PROFESSORES EM
LIBRAS UTILIZANDO A PROPOSTA DE VISITAR UMA SALA DE AULA DE AEE INVESTIGANDO SOB A PERSPECTIVA DO
PROFESSOR DE LIBRAS QUAIS OS SEUS MAIORES DESAFIOS E COMO ESTES LIDAVAM COM ESSAS INTEMPÉRIES. DE
FORMA ABRANGENTE, A FALTA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA O ENSINO DE LIBRAS EM OUTROS MUNICÍPIOS FOI
CITADA PELO PROFESSOR, ALÉM DA GERAL INDISPONIBILIDADE DE RECURSOS E DA POUCA QUANTIDADE DE AULAS
SEMANAIS, ONDE O MESMO DEMONSTROU COM APTIDÃO QUE QUASE TODAS AS BARREIRAS ERAM SUPERADAS COM SEU
BOM PLANEJAMENTO E CRIATIVIDADE. POIS SOMENTE COM UMA VISÃO CRIATIVA, EFICIENTE E INOVADORA É QUE A
EDUCAÇÃO ESPECIAL SERÁ TRATADA COM A REAL IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE.