EDUCAÇÃO COMO (RE)EXISTÊNCIA: UMA PROPOSTA
PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68385 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 676 "inscrito_id" => 1921 "titulo" => """ EDUCAÇÃO COMO (RE)EXISTÊNCIA: UMA PROPOSTA\r\n PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO QUE ANALISOU A\r\n POTENCIALIDADE DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INSCRITA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL\r\n DECOLONIZADORA. TOMA-SE COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO\r\n IMPLANTADA NO RIO GRANDE DO SUL EM 2011. A PRODUÇÃO DOS DADOS OCORREU EM 2014, MEDIANTE\r\n APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO A 658 ESTUDANTES E 30 PROFESSORES COORDENADORES DO SEMINÁRIO INTEGRADO,\r\n EM 30 ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO, UMA DE CADA CIDADE-SEDE DE COORDENADORIA\r\n REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA SEDUC/RS. NA ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS UTILIZARAM-SE A\r\n TÉCNICA DE ANÁLISE TEMÁTICA DE GIBBS E A ANÁLISE DISCURSIVA BAKHTINIANA. COMO ANCORAGEM TEÓRICA,\r\n PRESSUPOSTOS DE CATHERINE WALSH (COM ÊNFASE NA INTERCULTURALIDADE) E VERA CANDAU ALICERÇARAM A\r\n PESQUISA. PROSPECTANDO SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NOS DISCURSOS DAS QUATRO INSTÂNCIAS EDUCACIONAIS\r\n ANALISADAS – REGULATÓRIA, DISCENTE, DOCENTE E TEÓRICA –, CONSTATOU-SE QUE: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO\r\n ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO TEM FOCO NO PROTAGONISMO JUVENIL; O PROTAGONISMO JUVENIL OPORTUNIZA A\r\n PREPARAÇÃO PARA A INTERVENÇÃO NA REALIDADE; A ATUAÇÃO CRÍTICA NA SOCIEDADE TRANSFORMA A REALIDADE;\r\n PROTAGONISMO E INTERVENÇÃO NA REALIDADE SÃO PRESSUPOSTOS DA INTERCULTURALIDADE; A INTERCULTURALIDADE\r\n CONSTITUI-SE EM ESTRATÉGIA PARA A DECOLONIALIDADE. CONFIRMA-SE, POIS, QUE A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO\r\n ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO TEM POTENCIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DECOLONIZADORA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO, PROPOSTA PEDAGÓGICA OUTRA, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, DECOLONIALIDADE, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID1921_24082020103214.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG" "autor_nome_curto" => "JOÃO A. S. MUNSBERG" "autor_email" => "prof.jasm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LA SALLE - UNILASALLE" "autor_imagem" => "5f550aa895815_06092020_131328.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68385 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 676 "inscrito_id" => 1921 "titulo" => """ EDUCAÇÃO COMO (RE)EXISTÊNCIA: UMA PROPOSTA\r\n PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO QUE ANALISOU A\r\n POTENCIALIDADE DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INSCRITA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL\r\n DECOLONIZADORA. TOMA-SE COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO\r\n IMPLANTADA NO RIO GRANDE DO SUL EM 2011. A PRODUÇÃO DOS DADOS OCORREU EM 2014, MEDIANTE\r\n APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO A 658 ESTUDANTES E 30 PROFESSORES COORDENADORES DO SEMINÁRIO INTEGRADO,\r\n EM 30 ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO, UMA DE CADA CIDADE-SEDE DE COORDENADORIA\r\n REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA SEDUC/RS. NA ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS UTILIZARAM-SE A\r\n TÉCNICA DE ANÁLISE TEMÁTICA DE GIBBS E A ANÁLISE DISCURSIVA BAKHTINIANA. COMO ANCORAGEM TEÓRICA,\r\n PRESSUPOSTOS DE CATHERINE WALSH (COM ÊNFASE NA INTERCULTURALIDADE) E VERA CANDAU ALICERÇARAM A\r\n PESQUISA. PROSPECTANDO SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NOS DISCURSOS DAS QUATRO INSTÂNCIAS EDUCACIONAIS\r\n ANALISADAS – REGULATÓRIA, DISCENTE, DOCENTE E TEÓRICA –, CONSTATOU-SE QUE: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO\r\n ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO TEM FOCO NO PROTAGONISMO JUVENIL; O PROTAGONISMO JUVENIL OPORTUNIZA A\r\n PREPARAÇÃO PARA A INTERVENÇÃO NA REALIDADE; A ATUAÇÃO CRÍTICA NA SOCIEDADE TRANSFORMA A REALIDADE;\r\n PROTAGONISMO E INTERVENÇÃO NA REALIDADE SÃO PRESSUPOSTOS DA INTERCULTURALIDADE; A INTERCULTURALIDADE\r\n CONSTITUI-SE EM ESTRATÉGIA PARA A DECOLONIALIDADE. CONFIRMA-SE, POIS, QUE A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO\r\n ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO TEM POTENCIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DECOLONIZADORA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO, PROPOSTA PEDAGÓGICA OUTRA, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, DECOLONIALIDADE, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID1921_24082020103214.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG" "autor_nome_curto" => "JOÃO A. S. MUNSBERG" "autor_email" => "prof.jasm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LA SALLE - UNILASALLE" "autor_imagem" => "5f550aa895815_06092020_131328.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }