EDUCAÇÃO DO CAMPO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68396 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1420 "inscrito_id" => 6277 "titulo" => """ EDUCAÇÃO DO CAMPO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:\r\n DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS """ "resumo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL É UMA REALIDADE VIVENCIADA POR MUITOS ESTUDANTES EM DIFERENTES PARTES DO PAÍS. O SURGIMENTO DESSA, FOI A PARTIR DE MOVIMENTOS SOCIAIS A FAVOR DAS IGUALDADES DE DIREITOS, QUE RETOMAM UM PROCESSO HISTÓRICO DE EXCLUSÃO SOCIAL ENTRE OS SUJEITOS DO CAMPO E OS DA ZONA URBANA. COM AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, HOUVE UMA GRANDE INFLUÊNCIA, PRINCIPALMENTE, DEVIDO À GLOBALIZAÇÃO, POIS O SISTEMA CAPITALISTA VEM TRANSFORMANDO AS ESTRUTURAS ECONÔMICAS, SOCIAIS E POLÍTICAS DA SOCIEDADE, BEM COMO O SETOR EDUCACIONAL, DETERMINANDO MODELOS, IMPÕE REGRAS E IDEOLOGIAS QUE GERAM MAIS DESIGUALDADE SOCIAL E DESCONSIDERA A DIVERSIDADE CULTURAL DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE CONTEXTO. NESSE SENTIDO, O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, BUSCA DISCUTIR ACERCA DA EDUCAÇÃO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA NO CAMPO, A QUAL APRESENTA RESULTADOS DISTANTES DO DESEJÁVEL, EM ESPECIAL, NO QUE TANGE A ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO, FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ÍNDICES DE EVASÃO, DE INDISCIPLINA E DE DESISTÊNCIA DOS ALUNOS CAMPESTRES, POIS ALÉM DAS ESCOLAS REGULARES, HÁ TAMBÉM AS TURMAS MULTISSERIADAS, QUE REPRESENTAM MAIS DIFICULDADES DE ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS, VISTO A FALTA DE FORMAÇÃO DOCENTE ADEQUADA EM RELAÇÃO AO ENSINO DIFERENCIADO, QUE ATENTE PARA COM AS NECESSIDADES REAIS DOS ATORES E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE SE DESEJA CONSTRUIR. SENDO ASSIM, O PRESENTE TEXTO REFLETE ACERCA DO PROCESSO EDUCATIVO ATUAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NA TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE CAMPESTRE E NA FORMAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DOS INDIVÍDUOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, GLOBALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID6277_01092020174655.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TELES MEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabi.tmeira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE INTERAMERICANA " "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68396 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1420 "inscrito_id" => 6277 "titulo" => """ EDUCAÇÃO DO CAMPO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:\r\n DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS """ "resumo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL É UMA REALIDADE VIVENCIADA POR MUITOS ESTUDANTES EM DIFERENTES PARTES DO PAÍS. O SURGIMENTO DESSA, FOI A PARTIR DE MOVIMENTOS SOCIAIS A FAVOR DAS IGUALDADES DE DIREITOS, QUE RETOMAM UM PROCESSO HISTÓRICO DE EXCLUSÃO SOCIAL ENTRE OS SUJEITOS DO CAMPO E OS DA ZONA URBANA. COM AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, HOUVE UMA GRANDE INFLUÊNCIA, PRINCIPALMENTE, DEVIDO À GLOBALIZAÇÃO, POIS O SISTEMA CAPITALISTA VEM TRANSFORMANDO AS ESTRUTURAS ECONÔMICAS, SOCIAIS E POLÍTICAS DA SOCIEDADE, BEM COMO O SETOR EDUCACIONAL, DETERMINANDO MODELOS, IMPÕE REGRAS E IDEOLOGIAS QUE GERAM MAIS DESIGUALDADE SOCIAL E DESCONSIDERA A DIVERSIDADE CULTURAL DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE CONTEXTO. NESSE SENTIDO, O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, BUSCA DISCUTIR ACERCA DA EDUCAÇÃO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA NO CAMPO, A QUAL APRESENTA RESULTADOS DISTANTES DO DESEJÁVEL, EM ESPECIAL, NO QUE TANGE A ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO, FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ÍNDICES DE EVASÃO, DE INDISCIPLINA E DE DESISTÊNCIA DOS ALUNOS CAMPESTRES, POIS ALÉM DAS ESCOLAS REGULARES, HÁ TAMBÉM AS TURMAS MULTISSERIADAS, QUE REPRESENTAM MAIS DIFICULDADES DE ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS, VISTO A FALTA DE FORMAÇÃO DOCENTE ADEQUADA EM RELAÇÃO AO ENSINO DIFERENCIADO, QUE ATENTE PARA COM AS NECESSIDADES REAIS DOS ATORES E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE SE DESEJA CONSTRUIR. SENDO ASSIM, O PRESENTE TEXTO REFLETE ACERCA DO PROCESSO EDUCATIVO ATUAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NA TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE CAMPESTRE E NA FORMAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DOS INDIVÍDUOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, GLOBALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID6277_01092020174655.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TELES MEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabi.tmeira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE INTERAMERICANA " "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }