EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68425 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1283 "inscrito_id" => 2743 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE" "resumo" => "ESTE ESTUDO TRATA-SE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ATUAL CONTEXTO PANDÊMICO BRASILEIRO. A QUESTÃO DE PESQUISA É: COMO TEM SE DADO A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19? O OBJETIVO GERAL É DISCUTIR COMO A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA NO ATUAL PERÍODO DE PANDEMIA TEM SIDO APRESENTADA EM MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE, ESPECIFICAMENTE, IDENTIFICAR E CARACTERIZAR AS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE. UTILIZOU-SE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL EM QUE A BUSCA PELAS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS OCORREU NA PLATAFORMA GOOGLE POR MEIO DE 3 DESCRITORES: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA INCLUSIVA E PANDEMIA. FORAM ANALISADAS 10 MATÉRIAS JORNALÍSTICAS, COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM OS DESAFIOS QUE AS ESCOLAS INDÍGENAS TÊM ENFRENTADO, COMO A ADOÇÃO DE AULAS REMOTAS, ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, E A NECESSIDADE DE USO DE TECNOLOGIAS. PONTUA-SE QUE ALGUMAS COMUNIDADES INDÍGENAS VIVENCIAM A TENTATIVA DE CONTINUAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DE ROTEIROS DE ESTUDOS CONFORME A REALIDADE DOS ALUNOS. NO ENTANTO, A FALTA DE APARELHOS TECNOLÓGICOS, O ACESSO ÀS REDES DE CONEXÃO, PROFESSORES E AUXILIARES DE SALA DE AULA SEM A FORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA ATUAREM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OS CORTES DE SALÁRIOS DE PROFESSORES, A MORTE DE PROFESSORES EM DECORRÊNCIA DA COVID-19, PAIS ANALFABETOS QUE ENCONTRAM DIFICULDADES PARA AUXILIAREM SEUS FILHOS TÊM OCORRIDO. CONCLUI-SE QUE AS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS DENUNCIAM A MANUTENÇÃO DO ESTADO EM REAFIRMAR UM PROCESSO EDUCACIONAL QUE DESCONSIDERA AS ESPECIFICIDADES E INVISIBILIZA A VIVÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, INCLUSÃO, PANDEMIA, MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID2743_01092020114435.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA FERREIRA FERRO" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissaferropsic@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68425 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1283 "inscrito_id" => 2743 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE" "resumo" => "ESTE ESTUDO TRATA-SE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ATUAL CONTEXTO PANDÊMICO BRASILEIRO. A QUESTÃO DE PESQUISA É: COMO TEM SE DADO A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19? O OBJETIVO GERAL É DISCUTIR COMO A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA NO ATUAL PERÍODO DE PANDEMIA TEM SIDO APRESENTADA EM MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE, ESPECIFICAMENTE, IDENTIFICAR E CARACTERIZAR AS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE. UTILIZOU-SE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL EM QUE A BUSCA PELAS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS OCORREU NA PLATAFORMA GOOGLE POR MEIO DE 3 DESCRITORES: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA INCLUSIVA E PANDEMIA. FORAM ANALISADAS 10 MATÉRIAS JORNALÍSTICAS, COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM OS DESAFIOS QUE AS ESCOLAS INDÍGENAS TÊM ENFRENTADO, COMO A ADOÇÃO DE AULAS REMOTAS, ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, E A NECESSIDADE DE USO DE TECNOLOGIAS. PONTUA-SE QUE ALGUMAS COMUNIDADES INDÍGENAS VIVENCIAM A TENTATIVA DE CONTINUAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DE ROTEIROS DE ESTUDOS CONFORME A REALIDADE DOS ALUNOS. NO ENTANTO, A FALTA DE APARELHOS TECNOLÓGICOS, O ACESSO ÀS REDES DE CONEXÃO, PROFESSORES E AUXILIARES DE SALA DE AULA SEM A FORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA ATUAREM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OS CORTES DE SALÁRIOS DE PROFESSORES, A MORTE DE PROFESSORES EM DECORRÊNCIA DA COVID-19, PAIS ANALFABETOS QUE ENCONTRAM DIFICULDADES PARA AUXILIAREM SEUS FILHOS TÊM OCORRIDO. CONCLUI-SE QUE AS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS DENUNCIAM A MANUTENÇÃO DO ESTADO EM REAFIRMAR UM PROCESSO EDUCACIONAL QUE DESCONSIDERA AS ESPECIFICIDADES E INVISIBILIZA A VIVÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, INCLUSÃO, PANDEMIA, MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE, PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID2743_01092020114435.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA FERREIRA FERRO" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissaferropsic@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }