EDUCAÇÕES AMBIENTAIS E OS USOS DE DRONES NOS COTIDIANOS ESCOLARES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68478 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2623 "inscrito_id" => 6525 "titulo" => "EDUCAÇÕES AMBIENTAIS E OS USOS DE DRONES NOS COTIDIANOS ESCOLARES" "resumo" => "ESTA PESQUISA PROBLEMATIZA O POTENCIAL PEDAGÓGICO, POLÍTICO E ECOLÓGICO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NOS COTIDIANOS ESCOLARES COM OS USOS DE DRONES E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, EM DIÁLOGO COM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA. NOSSOS OBJETIVOS CONSISTEM EM PROBLEMATIZAR POR MEIO DE AULAS DE CAMPO, OFICINAS E IMAGENSNARRATIVAS PRODUZIDAS COM ESTUDANTES, AS CONTRIBUIÇÕES POLÍTICAS, PEDAGÓGICAS E ECOLÓGICAS QUE EMERGEM COM OS USOS DE DRONES E DEMAIS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NOS COTIDIANOS ESCOLARES E NOS CONTEXTOS FORMATIVOS. SÃO SUJEITOS DA PESQUISA ESTUDANTES, PROFESSORES/AS, COMUNIDADES LOCAIS E RIBEIRINHAS E REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS AMBIENTAIS E DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL. AS ABORDAGENS TEÓRICAS SÃO TAMBÉM APOSTAS POLÍTICAS E SE APROXIMAM DA PEDAGOGIA FREIRIANA, DAS LEITURAS DE MUNDO E DAS EDUCAÇÕES AMBIENTAIS DOS SUJEITOS DA PESQUISA E SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS, NUM MOVIMENTO DE DIALOGAR E APRENDER COM A PRÓPRIA HISTÓRIA. AVANÇAMOS DIALOGANDO COM AS NOÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA E LIBERTÁRIA, EM REIGOTA E BARCHI, ALÉM DE DELEUZE, GUATTARI E LÉVY ENTRE OUTROS, BEM COMO AUTORES/AS QUE TÊM USADO DRONES EM SUAS PESQUISAS. OS APORTES METODOLÓGICOS SE APROXIMAM DAS PESQUISAS NARRATIVAS, CARTOGRÁFICAS E COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. NA PRODUÇÃO DE DADOS REALIZAMOS ENTREVISTAS CONVERSADAS COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, AULAS DE CAMPO, DIÁRIOS DE CAMPO, OFICINAS, VÍDEOS E FOTOGRAFIAS AÉREAS PRODUZIDAS PELOS ESTUDANTES USANDO DRONE E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS. RESULTADOS PRELIMINARES APONTAM PARA GANHOS SIGNIFICADOS NO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS, BEM COMO NAS POSSIBILIZADAS DOS USOS DESTE EQUIPAMENTO PARA ALÉM DAQUELES CONSAGRADOS, COMO MONITORAMENTO E CONTROLE, MAS COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO CAPAZ DE PROVOCAR MUDANÇAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, COTIDIANOS ESCOLARES, NARRATIVAS, MANGUEZAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA14_ID6525_01102020200610.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLEDSON SILVA FARIA" "autor_nome_curto" => "FLEDSON FARIA" "autor_email" => "fledsonfaria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68478 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2623 "inscrito_id" => 6525 "titulo" => "EDUCAÇÕES AMBIENTAIS E OS USOS DE DRONES NOS COTIDIANOS ESCOLARES" "resumo" => "ESTA PESQUISA PROBLEMATIZA O POTENCIAL PEDAGÓGICO, POLÍTICO E ECOLÓGICO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NOS COTIDIANOS ESCOLARES COM OS USOS DE DRONES E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, EM DIÁLOGO COM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA. NOSSOS OBJETIVOS CONSISTEM EM PROBLEMATIZAR POR MEIO DE AULAS DE CAMPO, OFICINAS E IMAGENSNARRATIVAS PRODUZIDAS COM ESTUDANTES, AS CONTRIBUIÇÕES POLÍTICAS, PEDAGÓGICAS E ECOLÓGICAS QUE EMERGEM COM OS USOS DE DRONES E DEMAIS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NOS COTIDIANOS ESCOLARES E NOS CONTEXTOS FORMATIVOS. SÃO SUJEITOS DA PESQUISA ESTUDANTES, PROFESSORES/AS, COMUNIDADES LOCAIS E RIBEIRINHAS E REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS AMBIENTAIS E DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL. AS ABORDAGENS TEÓRICAS SÃO TAMBÉM APOSTAS POLÍTICAS E SE APROXIMAM DA PEDAGOGIA FREIRIANA, DAS LEITURAS DE MUNDO E DAS EDUCAÇÕES AMBIENTAIS DOS SUJEITOS DA PESQUISA E SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS, NUM MOVIMENTO DE DIALOGAR E APRENDER COM A PRÓPRIA HISTÓRIA. AVANÇAMOS DIALOGANDO COM AS NOÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA E LIBERTÁRIA, EM REIGOTA E BARCHI, ALÉM DE DELEUZE, GUATTARI E LÉVY ENTRE OUTROS, BEM COMO AUTORES/AS QUE TÊM USADO DRONES EM SUAS PESQUISAS. OS APORTES METODOLÓGICOS SE APROXIMAM DAS PESQUISAS NARRATIVAS, CARTOGRÁFICAS E COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. NA PRODUÇÃO DE DADOS REALIZAMOS ENTREVISTAS CONVERSADAS COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, AULAS DE CAMPO, DIÁRIOS DE CAMPO, OFICINAS, VÍDEOS E FOTOGRAFIAS AÉREAS PRODUZIDAS PELOS ESTUDANTES USANDO DRONE E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS. RESULTADOS PRELIMINARES APONTAM PARA GANHOS SIGNIFICADOS NO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS, BEM COMO NAS POSSIBILIZADAS DOS USOS DESTE EQUIPAMENTO PARA ALÉM DAQUELES CONSAGRADOS, COMO MONITORAMENTO E CONTROLE, MAS COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO CAPAZ DE PROVOCAR MUDANÇAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, COTIDIANOS ESCOLARES, NARRATIVAS, MANGUEZAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA14_ID6525_01102020200610.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLEDSON SILVA FARIA" "autor_nome_curto" => "FLEDSON FARIA" "autor_email" => "fledsonfaria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }