ENSINO ELETRÔNICO (E-LEARNING) NOS CURSOS SUPERIORES
PANORAMA GERAL E PERSPECTIVAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68512 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1772 "inscrito_id" => 4740 "titulo" => """ ENSINO ELETRÔNICO (E-LEARNING) NOS CURSOS SUPERIORES\r\n PANORAMA GERAL E PERSPECTIVAS """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO APRESENTA UMA AN?LISE SOBRE O CEN?RIO DA EDUCA??O A DIST?NCIA EM CURSOS SUPERIORES NO BRASIL, VOLTANDO O OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EMPREGADAS E AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM QUE S?O UTILIZADAS PARA O PLANEJAMENTO E A IMPLEMENTA??O DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. MUITO EMBORA POSSA PARECER QUE ? APENAS UMA SIMPLES TEND?NCIA OU MODISMO, A MODALIDADE DO ENSINO ? DIST?NCIA ? UMA REALIDADE AGORA NAS ESCOLAS, E NOS CENTROS DE APRENDIZAGEM. O ENSINO ELETR?NICO J? ? UMA REALIDADE NOS CURSOS LIVRES, T?CNICOS E NO ENSINO SUPERIOR, DE TAL SORTE QUE ? PRECISO ANALISAR E COMPREENDER N?O SOMENTE A DIN?MICA DESSA MODALIDADE BEM COMO ANALISAR O MODO DE OPERA??O E ABRANG?NCIA UMA VEZ QUE CADA VEZ MAIS NOVOS ATORES E NOVAS TECNOLOGIAS SE ADEREM E FAZEM PROPOSI??ES NA FORMA E USOS.\r\n NESSA PERSPECTIVA DE INVESTIGA??O, ESSE TRABALHO TAMB?M TRAZ ? BAILA CONSIDERA??ES ACERCA DO PERFIL DOS ALUNOS E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM, O USO E APLICA??O DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AS PROPOSTAS DE BLENDED LEARNING E FLIPPED CLASSROM E A ORGANIZA??O DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ? DENTRO DO CONTEXTO DE EDUCA??O MEDIATIZADAS POR USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS ? SEM PERDER DE VISTA QUEST?ES COMO QUALIDADE, EVAS?O E MOTIVA??O DOS ALUNOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, ENSINO, ELETRÔNICO, MODALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID4740_12092020095045.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISSE MARTINS" "autor_nome_curto" => "GEISSE MARTINS" "autor_email" => "geisse@geisse.com.br" "autor_ies" => "MUST UNIVERSITY" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68512 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1772 "inscrito_id" => 4740 "titulo" => """ ENSINO ELETRÔNICO (E-LEARNING) NOS CURSOS SUPERIORES\r\n PANORAMA GERAL E PERSPECTIVAS """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO APRESENTA UMA AN?LISE SOBRE O CEN?RIO DA EDUCA??O A DIST?NCIA EM CURSOS SUPERIORES NO BRASIL, VOLTANDO O OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EMPREGADAS E AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM QUE S?O UTILIZADAS PARA O PLANEJAMENTO E A IMPLEMENTA??O DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. MUITO EMBORA POSSA PARECER QUE ? APENAS UMA SIMPLES TEND?NCIA OU MODISMO, A MODALIDADE DO ENSINO ? DIST?NCIA ? UMA REALIDADE AGORA NAS ESCOLAS, E NOS CENTROS DE APRENDIZAGEM. O ENSINO ELETR?NICO J? ? UMA REALIDADE NOS CURSOS LIVRES, T?CNICOS E NO ENSINO SUPERIOR, DE TAL SORTE QUE ? PRECISO ANALISAR E COMPREENDER N?O SOMENTE A DIN?MICA DESSA MODALIDADE BEM COMO ANALISAR O MODO DE OPERA??O E ABRANG?NCIA UMA VEZ QUE CADA VEZ MAIS NOVOS ATORES E NOVAS TECNOLOGIAS SE ADEREM E FAZEM PROPOSI??ES NA FORMA E USOS.\r\n NESSA PERSPECTIVA DE INVESTIGA??O, ESSE TRABALHO TAMB?M TRAZ ? BAILA CONSIDERA??ES ACERCA DO PERFIL DOS ALUNOS E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM, O USO E APLICA??O DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AS PROPOSTAS DE BLENDED LEARNING E FLIPPED CLASSROM E A ORGANIZA??O DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ? DENTRO DO CONTEXTO DE EDUCA??O MEDIATIZADAS POR USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS ? SEM PERDER DE VISTA QUEST?ES COMO QUALIDADE, EVAS?O E MOTIVA??O DOS ALUNOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, ENSINO, ELETRÔNICO, MODALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID4740_12092020095045.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISSE MARTINS" "autor_nome_curto" => "GEISSE MARTINS" "autor_email" => "geisse@geisse.com.br" "autor_ies" => "MUST UNIVERSITY" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }