ENSINO MÉDIO COMO PREPARAÇÃO PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68517 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 769 "inscrito_id" => 2640 "titulo" => "ENSINO MÉDIO COMO PREPARAÇÃO PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS" "resumo" => "RECENTEMENTE, O ENSINO MÉDIO FOI REFORMADO PELO GOVERNO FEDERAL. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS DO IFPE - CAMPUS PESQUEIRA. CONSTITUÍRAM-SE REFERENCIAIS PARA ESTUDOS SOBRE O ENSINO MÉDIO AUTORES COMO: ZOTTI (2005, 2006), PALMA FILHO (2005), CANALI (2010), SILVA E SCHEIBE (2017), LINO (2017) E CAMPELO (2017). A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE MOSCOVICI, É O REFERENCIAL DA PESQUISA. O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 40 LICENCIANDOS/AS, SENDO 20 DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA E 20 DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS/AS LICENCIANDOS/AS REPRESENTAM A ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PREPARAÇÃO, SENDO UMA DELAS A PREPARAÇÃO PARA INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. NO ENTANTO, OS/AS LICENCIANDOS/AS RECONHECEM QUE O ENSINO MÉDIO PÚBLICO NÃO OFERECE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. ESSAS REPRESENTAÇÕES FORAM CONSTRUÍDAS A PARTIR DE DIVERSAS RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES. APONTAMOS A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESPECIALMENTE DE FÍSICA E MATEMÁTICA, POIS O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONTRIBUI PARA REORIENTAR A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, LICENCIANDOS/AS, FÍSICA, MATEMÁTICA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2640_26082020125514.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANE GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAIANE GOMES" "autor_email" => "ngs@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68517 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 769 "inscrito_id" => 2640 "titulo" => "ENSINO MÉDIO COMO PREPARAÇÃO PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS" "resumo" => "RECENTEMENTE, O ENSINO MÉDIO FOI REFORMADO PELO GOVERNO FEDERAL. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS DO IFPE - CAMPUS PESQUEIRA. CONSTITUÍRAM-SE REFERENCIAIS PARA ESTUDOS SOBRE O ENSINO MÉDIO AUTORES COMO: ZOTTI (2005, 2006), PALMA FILHO (2005), CANALI (2010), SILVA E SCHEIBE (2017), LINO (2017) E CAMPELO (2017). A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE MOSCOVICI, É O REFERENCIAL DA PESQUISA. O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 40 LICENCIANDOS/AS, SENDO 20 DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA E 20 DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS/AS LICENCIANDOS/AS REPRESENTAM A ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PREPARAÇÃO, SENDO UMA DELAS A PREPARAÇÃO PARA INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. NO ENTANTO, OS/AS LICENCIANDOS/AS RECONHECEM QUE O ENSINO MÉDIO PÚBLICO NÃO OFERECE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. ESSAS REPRESENTAÇÕES FORAM CONSTRUÍDAS A PARTIR DE DIVERSAS RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES. APONTAMOS A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESPECIALMENTE DE FÍSICA E MATEMÁTICA, POIS O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONTRIBUI PARA REORIENTAR A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, LICENCIANDOS/AS, FÍSICA, MATEMÁTICA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2640_26082020125514.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANE GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAIANE GOMES" "autor_email" => "ngs@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }